Domingo, 21 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Agropecuária Novidades:

Agricultura familiar da Bahia participa de Encontro Baiano de Nutrição Esportiva

O encontro teve início neste sábado (27/05) e é organizado pela BahiaNut Eventos Científicos.

28/05/2023 às 22h24
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Quem não quer um _snack_ nutritivo e energético antes ou depois de uma atividade esportiva intensa? Ou um café da manhã reforçado antes de praticar um esporte? Pois a agricultura familiar tem e mostrou o seu valor durante o II Encontro Baiano de Nutrição Esportiva (Enesp) realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

Cinco cooperativas baianas apresentam seus produtos no evento que termina neste domingo ( 28/05): a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), Cooperativa  Nacional de Produção e Agroindustrialização (Coopaita) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
 O Mercado da Agricultura Familiar virtual (Mercaf.com.br), da Federação União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-Bahia), também  expôs os saudáveis itens da agricultura familiar baiana.
O presidente da Unicafes-Bahia e da Rede Cooperacaju, Ícaro Rennê, falou da relação entre os produtos da agricultura familiar com a Nutrição esportiva.   "Nós trouxemos diversos produtos ricos em gorduras naturais e ricos em nutrientes que são específicos para a nutrição e que tem toda a qualidade de um produto produzido pela agricultura familiar para ir direto para a mesa do consumidor. Temos castanha de caju, pasta de caju e o licuri, que são ricos em gorduras naturais, temos o mel, um alimento muito rico, e temos as frutas desidratadas, sem adição de açúcar, que é um lanche para quem busca uma alimentação saudável sem adição de nenhum elemento químico".
O  nutricionista e idealizador da BahiaNut Eventos Científicos, Emerson Palmeira, observa que todo nutricionista deve ter uma aproximação maior com quem produz a comida, principalmente as cooperativas da agricultura familiar que respondem basicamente por mais de 70% da produção de alimentos de todo o Brasil. "A gente precisa frisar também que não precisa, necessariamente, de suplementos nutricionais alimentares. Então, é estratégico mostrar para os nutricionistas esportivos que nós temos uma boa produção de alimentos na Bahia. Para mim é fundamental essa parceria dos nutricionistas com a agricultura familiar", celebrou
Os nutricionistas, mais uma vez, aplaudiram e se renderam aos produtos saudáveis da agricultura familiar. Para Sandra Oliveira, os produtos são fundamentais para a nutrição de todos "O mundo hoje está muito industrializado, então eu gosto dos produtos da agricultura familiar e indico aos meus pacientes".
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.