Colesterol

Níveis elevados de colesterol ruim aumentam risco de infarto

Dieta equilibrada e exercícios físicos são importantes armas no tratamento

16/07/2019 12h25
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação /Imprensa
Foto: Divulgação /Imprensa

Muitas das tentações que estão à mesa, são comidas ricas em gorduras e sua ingestão em excesso, pode provocar danos ao organismo, como o aumento do LDL, conhecido como “colesterol ruim”. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a prevenção é a principal arma contra esse mal. O órgão indica que 64% dos brasileiros mal sabem quais são as suas taxas de gordura e isso representa um risco enorme. Isso porque altos níveis de colesterol ruim sem tratamento potencializam em até 30 vezes o risco de infartos fulminantes entre a população jovem, com menos de 40 anos, apontou pesquisa da instituição. O nutricionista Gabriel Pacheco, da Rede Alpha Fitness, faz um alerta importante em relação ao fato: o colesterol ruim nem sempre está associado à obesidade. Pessoas magras também podem ter o índice elevado, devido aos hábitos alimentares. “A má alimentação é um dos indicativos para a elevação do colesterol ruim mas, em alguns casos, doenças associadas às do fígado e distúrbios de tireóide também podem alavancar a substância no organismo. Diante dessas situações, além de um tratamento adequado, com alimentação balanceada, a recomendação é que se faça adequações no estilo de vida, com a prática regular de atividade física”, defende.

Segundo o especialista, praticar atividades físicas, além de prevenir o quadro de colesterol alto, é a única medida eficaz para elevar as taxas do HDL, que é colesterol bom, compensando assim possíveis estragos do ruim. Além disso, aponta que tão fundamental quanto fazer exercícios regularmente, é equilibrar a alimentação. “É importante que o indivíduo busque orientação de um profissional, não basta restringir o consumo dos alimentos gordurosos. O recomendado é que adote uma dieta rica em fibras, como aveia, leguminosos e frutas”, pontua o nutricionista da equipe da Rede Alpha Fitness.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.