Férias de Julho 2019

CCSP terá programação para família toda

CCSP terá programação para família toda

04/07/2019 15h05
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação /Imprensa
Foto: Divulgação /Imprensa

Nas férias de julho, o Centro Cultural São Paulo promove uma série de atividades para toda família. Um dos destaques é o “projeto Peripatumen! O que as crianças pensam”, uma conversa construída coletivamente pelas crianças, na qual é estimulado o diálogo acerca de diversos temas, tangenciando, sobretudo, questões filosóficas e existenciais. Outra atração bastante indicada é a oficina “Pinrolê”, que ensina a construir uma câmera com um modelo criado a partir de uma caixa de fósforo de papel, aonde os participantes terão a oportunidade de produzirem suas próprias imagens com câmeras pinhole. Além das duas sugestões, teremos uma série de práticas para saúde, corpo e mente que vão desde oficinas de Capoeira, Samba de roda, Maculelê e Jongo à exercícios corporais chineses.



Confira a programação completa: 

 

“Peripatumen! O que as crianças pensam”

 

Ágora agora: a prática política entre crianças, com Marcelo Soler e exibição do filme Ernest & Celestine.

O projeto “Peripatumen! O que as crianças pensam” retorna em julho no CCSP. A atividade conta com dois momentos. No primeiro momento acontece uma conversa filosófica construída coletivamente pelas crianças, na qual é estimulado o diálogo acerca de diversos temas, tangenciando, sobretudo, questões filosóficas e existenciais. Nesta edição a conversa será sobre o conceito de política. Em sua acepção filosófica e etimológica primeira: a palavra vem de polis, cidade estado grego; ou seja, tudo que diz respeito ao bem comum, ao universo público, é relativo a política.  Parte-se da premissa que são raros os espaços de livre expressão e reflexão para crianças, principalmente quando se pauta um debate em torno de temas aparentemente do universo adulto. O conceito de política foi simplificado de tal maneira que hoje ser uma pessoa politizada virou sinônimo de algo ruim. Principalmente entre as crianças, que escutam sempre que política não faz parte do mundo delas, esse preconceito é ainda maior. 

Em um segundo momento será exibida uma mostra de cinema, inspirada no mesmo tema, com o filme Ernest & Celestine. Sinopse do filme: Na sociedade tradicional dos ursos, a amizade entre estes animais e os ratos não é algo bem visto. Ernest é um grande urso, palhaço e músico, que vai acolher em sua casa a ratinha Célestine, uma orfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores. Com muita amizade, os dois vão encontrar uma vida confortável, mudando, para sempre, as normas desse mundo

Pequenos vídeos de falas das crianças durante a conversa serão exibidos antes dos filmes.

Conversa filosófica: 6/7, das 15h30 às 17h, Praça das Bibliotecas

Mostra de Cinema: 26,27 e 28/7, 15h, Sala Lima Barreto

Atividade para crianças de 5 a 12 anos e suas famílias

 

Reabertura da Horta comunitária do CCSP

A Horta, que esteve fechada por dois meses para manutenção de seus canteiros, será reaberta no segundo domingo de julho com um mutirão coletivo de cuidados, colheita e programação especial composta por conversas e oficinas sobre agroecologia, horta urbana e alimentação.

14/7, das 10h30h às 17h30.

 

LIVRO-VIVO - Ateliês Itinerantes para Construção de Livros

3, 10, 17,24,31/7

Fazer o próprio livro é um ato político. É uma forma de existência que traz à tona a nossa capacidade humana de imaginar, dialogar e criar. Um livro conta uma história, seja ela com palavras, imagens, texturas ou recortes. Essas imagens que nascem de memórias, espaços, olhares, expectativas (como diz Bergson) podem ser traduzidas em objeto livro. Nesse processo, o livro é como algo que fazemos nascer de dentro de nós, mas que entregamos ao mundo de forma generosa para que outras pessoas se relacionem com esse objeto da forma que quiserem: uma biblioteca aberta. Será oferecido ao público um ateliê itinerante aberto para a criação de livros-vivos para todas as idades, em especial o público infantojuvenil (a partir de 06 anos). Este ateliê será projetado visando organizar processos gráficos e artísticos de forma simples, precisa e acessível. Cada espaço de instalação do ateliê evidenciará uma tecnologia escolhida (processo gráfico), assim como criará diálogo com o espaço específico em que se estabelece, de forma que o público participante possa se aproximar e se apropriar da ferramenta livro (e do seu fazer) de maneira autônoma. Os espaços de instalação dos ateliês são: área de convivência em frente à Oficina Mão na Roda (12/06 a 07/08), Horta Comunitária (11/08 a 09/10) e Corredor da Dança (16/10 a 04/12).

Com Ana Luísa Gonçalves Rodrigues, Liana Yuri Shimabukuro e Maria Carolina Sampaio de Araujo

Grátis, quartas-feiras, das 14h às 17h. Este ateliê seguirá até 07/08.

Público livre. Sem necessidade de inscrição.

Projeto selecionado pelo 7º Edital de Mediação em Arte e Cidadania Cultural do CCSP

Saiba mais emhttps://www.facebook.com/CCSPAcaoCultural

 

Construindo sua câmera com Caixa de Fósforo

Com Coletivo PinRolê

12/7 (sexta) Oficina de construção de câmera com um modelo criado a partir de uma caixa de fosforo de papel, aonde os participantes terão a oportunidade de produzirem suas próprias imagens com câmeras pinhole.

13/7 (sábado) Saída fotográfica com as câmeras construídas.

14/7 (domingo) Revelação dos filmes fotográficos.

Grátis

Sexta, Sábado e Domingo, das 14h00 às 17h00

Laboratório Fotográfico - Piso 23 de maio (Porão)

Público: Livre - 10 vagas por ordem de chegada

Atividade sem inscrição. Não é preciso ter experiência



PRÁTICAS PARA SAÚDE DO CORPO E DA MENTE

As práticas abertas, livres e acessíveis a todas as pessoas, de diferentes faixas etárias e sem conhecimentos prévios. Elas acontecerão semanalmente até o final do ano e não é necessário fazer inscrição.

São um convite para o autoconhecimento e convívio coletivo. É só chegar e fazer! 

 

Capoeira Arte Viva

2, 16, 23 e 30 de julho

A atividade visa proporcionar o conhecimento e a vivência da cultura afro-brasileira através de oficinas de Capoeira, Samba de roda, Maculelê e Jongo. Incentivar a difusão da cultura popular e seu universo lúdico, dando ênfase nas manifestações e ritmos de influência afrodescendente, proporcionando a apropriação dos saberes referentes aos elementos de influência afro-brasileira tão presente em nossa cultura. Transmitir a capacidade de interação do corpo e da mente através da Capoeira, utilizando a harmonia dos instrumentos, dos cantos e das danças que compõem essa cultura tão rica.

+ Com André Luis Fermino (professor Tubarão) - professor de Capoeira, Arte - educador e integrante do Grupo Araúna.

+ Grátis. Terças-feiras, das 18H às 20H – Rampa do metrô, ao lado da entrada do CCSP.

+ Livre. Sem necessidade de inscrição. Em caso de chuva a atividade será suspensa.

 

Ioga para Corpos Urbanos

4, 11, 18 e 25 de julho

Venha praticar Ioga a partir de uma perspectiva crítica sobre o modo como temos cuidado (ou não) dos nossos corpos e mentes, buscando estimular a integração desta prática ao nosso cotidiano e usufruindo dos seus benefícios para a diminuição da ansiedade, do stress e da angústia que as grandes cidades produzem em nossos corpos.

+ Com Danilo Patzdorf – professor de Ioga formado pela Sociedade Brasileira de Yoga, artista, bailarino e pesquisador.

+ Grátis. Quintas-feiras, das 16H às 18H – Jardim Vergueiro.

+ Livre. Sem necessidade de inscrição. Em caso de chuva a atividade será suspensa.

+ Trazer sua canga, tapetinho ou toalha.

 

Práticas Abertas de Exercícios Corporais Chineses: Cuidado e Percepção de Si

2, 16, 23 e 30 de julho

Visa o compartilhamento de exercícios corporais chineses, proporcionando o bem-estar do corpo-mente. Tem como principal objetivo fazer circular o qi, energia vital que atravessa e circula por todas as coisas, e por isso são chamadas de Qi Gong. Através de movimentos corporais que trabalham o fluxo interno e a vibração do corpo externo, essas práticas melhoram a circulação do qi que percorrem os canais chamados de meridianos do corpo.

+ Com Julia Monteiro Viana  - professora de Artes Corporais Chinesas, artista e educadora.

+ Grátis. Terças-feiras, das 10H às 11H30 – Jardim Vergueiro.

+ Livre. Sem necessidade de inscrição.

+ Trazer sua canga, tapetinho ou toalha. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 15h14
28°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
30°

Sensação

20 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas