O Fantástico

Em cada esquina, O Fantástico

Editora Caramurê lança novo livro do escritor Breno Fernandes, que traz uma Salvador repleta de seres e acontecimentos mágicos e cinematográficos

03/07/2019 16h56Atualizado há 4 meses
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação /Imprensa - Leonardo Pastor
Foto: Divulgação /Imprensa - Leonardo Pastor

Uma sereia vingativa no Dique do Tororó. Um fantasma triste no Porto da Barra. Um viajante do tempo preso no Forte São Marcelo. Um portal para outra dimensão em plena Passarela da Rodoviária... É assim, repleta de seres e de acontecimentos fantásticos, a Salvador que o escritor Breno Fernandes imagina nos contos de seu novo livro, A mão do poeta, que será lançado no próximo dia 16terça-feira, no stand da Caramurê do shopping Barra.

 

“A ideia para este livro surgiu depois de eu ter publicado na internet um pequeno conto que narra o rebuliço em que fica a cidade quando a mão da estátua de Castro Alves começa a se mover”, relata Breno, fazendo referência à trama que dá título à obra. “Aí um amigo me contou que havia lido a história para seu filho, numa de suas idas ao [cinema] Glauber Rocha, e que desde então, sempre que passavam por lá, o garoto comentava o causo. Na hora pensei: que legal seria se isso virasse uma lenda urbana! Que outras histórias com potencial para lenda urbana eu consigo inventar?”.

 

O autor afirma que, para criar as dez histórias que estão em A mão do poeta, buscou inspiração em diversas fontes: de Jorge Amado a JK Rowling (autora da série Harry Potter). Dos autores do realismo mágico latino-americano ao cinema de Hollywood. E, de fato, as imagens e as cenas de ação que estão no livro são cinematográficas, como aponta o ator Jackson Costa, que assina a orelha. “Daqui para os palcos e telas é só questão de adaptação”, escreve Costa.

 

Breno ainda ressalta que, mesmo pelo caminho do fantástico, ou justo por causa dele, A mão do poeta pode reencantar Salvador perante os olhos dos soteropolitanos que, por causa do encontro diário com os problemas que todos sabem que a cidade enfrenta, acabam tendo uma imagem negativa de sua própria terra. Por isso mesmo, embora escreva predominantemente para o público infantojuvenil, considera que esta nova publicação é “um livro para todas as idades”.

 

“Breno Fernandes pertence a novíssima geração de autores baianos que surpreende os leitores a cada livro. Em  A mão  do poeta ele faz um passeio ‘fantástico’ pela cidade do Salvador que nos emociona pela riqueza de detalhes da sua retórica e pela contemporaneidade da linguagem. Tenho muito orgulho de ter Breno no time da Caramurê”, disse o editor Fernando Oberlander.

 

O autor - Breno Fernandes, 33, é escritor e jornalista baiano. Publica desde os 15 anos e seus livros têm circulação nacional, a exemplo de Mendax, o ladrão de histórias (FB Publicações, 2017), que tirou o 2° lugar do Prêmio Biblioteca Nacional 2018, na categoria romance juvenil, e também foi selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018).

 

Caramurê - A paixão pela leitura, a riqueza da nossa história e o talento dos nossos autores fez da Caramurê Publicações uma editora que aposta na cultura local. Trabalhando quase 100% com autores baianos, a Caramurê se consolidou no mercado editorial pela qualidade e design arrojados dos seus livros, como exemplo nas publicações de arte.

 

Nos últimos anos a Caramurê teve livros adotados por várias instituições da rede privada de ensino, o que tanto movimenta a produção local, como proporciona uma formação de leitores principalmente o público infanto-juvenil.

 

Serviço

O quê: Lançamento de A mão do poeta 
Autor: Breno Fernandes

Paginas: (64 págs.)
Preço: R$39,00

Quando: 16 de julho (terça-feira) 

Horário: a partir das 18:30 
Onde: Shopping Barra (segundo piso do corredor da Marisa) 

Endereço: Av. Centenário, 2992 - Chame-Chame, Salvador - BA, 40155-151

 

Editora: Caramurê

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 14h43
28°
Poucas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 22°
30°

Sensação

19 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas