Sexta, 05 de Junho de 2020 13:13
71 30110606
Famosos CONTRA CORONAVIRUS:

Belle Silva usa jogos de sua infância para entreter a família na quarentena

“Eles entenderam super bem o que está acontecendo no mundo. A única dificuldade que tiveram é em relação aos estudos porque, na cabeça deles, quando estão no Brasil é época de férias”, fala.

09/04/2020 14h43 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Assessoria de Imprensa
Reprodução / Imprensa
Reprodução / Imprensa

A digital influencer lsabelle Silva precisou se adaptar para enfrentar o desafio de manter a rotina de atividades dos filhos durante a quarentena no Brasil. Mãe de Isago e Iago, de 11 e 8 anos, a franco-brasileira precisa conciliar horários de estudo, manter uma rotina de alimentação e administrar melhor o tempo livre das crianças para que elas não fiquem sem atividades e sedentárias em frente à TV ou aos games.

A influenciadora diz que os jogos virtuais ajudam nesse momento de quarentena, mas faz questão de controlar o tempo e incentivar os filhos a se divertirem em família com jogos de tabuleiro ou com as brincadeiras da época em que os pais eram crianças. “Durante a semana, as crianças podem brincar pelo computador ou tablet uma hora por dia e no fim de semana não há restrição. Em casa a gente faz dessa forma para tentar despertar neles interesse por novas brincadeiras que não estão tão presentes na realidade dessa nova geração”, conta.

Segundo a influenciadora, as brincadeiras de ‘antigamente’ são importantes para envolver a família em atividades longe das telas dos computadores, games e da televisão nos momentos de folga. Alguns jogos, como xadrez, dama, quebra-cabeça e jogo da memória, contribuem no processo de aprendizagem, além de estimular o raciocínio, criatividade, concentração, memorização, entre outros benefícios.

Para gastar a energia dos pequenos, brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde e pular corda podem ser uma boa opção, pois exigem um esforço físico e ajudam a trabalhar a atenção das crianças.

Outro grande desafio da quarentena para a influencer é conciliar o horário de estudo dos filhos, matriculados em uma instituição francesa, e adaptar à diferença de cinco horas no fuso horário. Belle conta que Isago e Iago já utilizavam uma plataforma online disponibilizada pela escola para realizar algumas atividades, mas a suspensão das aulas devido à pandemia de Covid-19 fez com que as crianças a utilizassem de forma integral. Além disso, os meninos têm um reforço escolar três vezes por semana com uma professora particular.

Belle fala sobre a adaptação da rotina dos filhos durante a quarentena

A influencer ressalta que é preciso ter disciplina e comprometimento para conseguir enfrentar esse desafio, inclusive dos pais. “É difícil manter em casa o mesmo ritmo de estudo que eles teriam na escola, por isso esse formato de educação precisa ser feito em conjunto com a instituição”.

Apesar de já acompanharem, desde a França, a pandemia do novo coronavírus, a carioca conversou com os meninos sobre a doença, instruindo sobre os cuidados que devem ter. “Eles entenderam super bem o que está acontecendo no mundo. A única dificuldade que tiveram é em relação aos estudos porque, na cabeça deles, quando estão no Brasil é época de férias”, fala.

 

Interação e criatividade

Mesmo que não tenham os jogos em casa, a influencer explica que eles podem ser feitos com materiais simples. Crianças adoram atividades artísticas e esse pode ser um importante momento de interação familiar. “O processo de criação também é ótimo para estimular a criatividade das crianças e mostrar que elas podem fazer qualquer coisa usando a imaginação”, conta.

Belle listou os jogos de memória, xadrez, dama e quebra-cabeça como os que mais chamam atenção das crianças e são fáceis de fazer. Para isso, os pais vão precisar apenas de: folha, tesoura, caixa de sapato e lápis ou tinta para colorir.

Use a folha para desenhar o tabuleiro. Na caixa de sapato, corte 24 bolinhas - para dama - ou 32 - para xadrez para serem os pinos. Divida as bolinhas em dois montantes, e pinte cada um de uma cor. Nas peças de xadrez, escreva os nomes de cada ou faça um símbolo.

Jogo da memória e quebra-cabeça são perfeitos para as crianças que adoram brincar de desenhar e colorir. Peça para seu filho desenhar e pintar na folha inteira – para quebra-cabeça – e pequenas formas ou números duplicados – para jogo da memória. Depois é só recortar e brincar. Para garantir maior durabilidade do novo jogo, Belle explica que os pais podem colar a folha no papelão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.