Sexta, 05 de Junho de 2020 13:51
71 30110606
Geral SEMANA SANTA

RECEITAS FÁCEIS PARA COMEMORAR A PÁSCOA SEM SAIR DE CASA

“Ter uma boa alimentação é essencial no período da quarentena. Ela reforça o sistema imunológico, deixando o corpo mais resistente. Daí a importância de optar sempre por alimentos ‘in natura’ e menos processados como por exemplo verduras, legumes e frutas”, afirma Luisa.

08/04/2020 01h07
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação.
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Com a Páscoa chegando, já bate aquela vontade de ter uma mesa cheia de comidas deliciosas. Mas mesmo que a orientação seja para evitar aglomerações, esse momento não precisa passar em brancoPara comemorar a data sem sair de casa, a professora Luisa Talento, coordenadora do curso de gastronomia da UNIFACS, reuniu dicas para fazer receitas práticas, valorizando ingredientes mais comuns de se ter em casa e ainda assim fazer um prato delicioso e que saia do comum do dia-a-dia. 

 

Ter uma boa alimentação é essencial no período da quarentena. Ela reforça o sistema imunológico, deixando o corpo mais resistente. Daí a importância de optar sempre por alimentos in natura e menos processados como por exemplo verduras, legumes e frutas”, afirma Luisa. 

 

Fricassé de frango com canela  

Ingredientes:  

1 frango  

2 colheres de sopa de manteiga 

1 cebola 

1 colher de sopa de azeite 

3 gemas de ovos  

2 limões pequenos 

salsinha 

1 colher de chá de canela 

sal, pimenta do reino q.b. 

  

Preparo: 

Cortar o frango em pedaços grandes, temperar com sal e regar com metade do suco de limão. Deixe nesta marinada por 2 horas. Aquecer uma panela, derreter a manteiga junto com o azeite de oliva. Fritar bem os pedaços de frango de todos os lados. Quando o frango estiver dourado, colocar a cebola picada, dourar, juntar um pouco de água e deixe ferver. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobrir a metade do frango. Cozinhar até amolecer o frango. Se necessário, adicionar mais água à medida que for reduzindo. Por último, preparar o fricassé: colocar as gemas de ovos numa tigela, juntar um pouco do molho do frango (ainda quente), o restante do suco de limão, a salsa picada, a canela, sal e pimenta. Juntar esta preparação ao frango e misturar rapidamente até que fique cremoso. Servir imediatamente.  

 

A receita de fricassé de frango é de Ely Fujyama, professora da disciplina de Cozinha Internacional, do curso de gastronomia da UNIFACS. Ela faz uma observação a respeito da receita: Um detalhe importante é que este prato não pode ser reaquecido, porque o molho vai perder a textura e pode “talhar” (perder a cremosidade).  Arroz branco é um bom acompanhamento para esta refeição. A professora Ely também comenta uma curiosidade sobre a iguaria: a receita original é feita com pato.  

 

Bacalhau à Assis 

Ingredientes:  

700g de bacalhau dessalgado 

4 colheres de sopa de azeite 

1 cebola picada 

1 dente de alho picado 

4 batatas médias raladas 

3 cenouras médias raladas 

1 pimentão vermelho cortado à julienne 

50g de presunto cru cortado em tiras 

3 ovos batidos 

16 azeitonas pretas 

Salsinha picada à gosto   

 

Preparo:  

Para esta receita, pode-se utilizar o bacalhau já desfiado que é mais prático e mais barato. O primeiro passo é dessalgar o bacalhau, deixando de molho na água dentro da geladeira, trocando de água diversas vezes até que o ponto do sal esteja adequado. Depois de dessalgado, lavar e escorrer o bacalhau. Em uma frigideira aquecer o azeite, então refogar a cebola e o alho. Começar a refogar a cenoura, depois a batata e, por fim, o pimentão. Cozinhar até amaciar todos os ingredientes. Acrescentar o bacalhau desfiado e o presunto. Depois de 10 minutos, adicionar os ovos batidos e mexer bem, sem deixar endurecer demais. Arrumar as azeitonas em volta do bacalhau, salpicar com salsinha e servir. 

 

Bacalhau à Assis também é uma receita da professora Ely Fujyama, que dá uma dica preciosa para este prato para quem deve maneirar no sal: Reduzir a quantidade de presunto, para que não fique tão salgado.  

 

Mesmo após o prato principal, nenhuma refeição está completa sem uma boa sobremesa. Então, a receita para essa refeição é o Creme Dadaia, da professora Adriana Kelle, da disciplina de Confeitaria da UNIFACS. 

  

Creme Dadaia 

Ingredientes: 

Creme de manteiga 

100g clara (aproximadamente 3 ovos) 

100g de açúcar refinado ( 

½ xícara ) 

200g de manteiga sem sal gelada 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.