Sexta, 05 de Junho de 2020 15:07
71 30110606
Agenda Cultural LANÇAMENTO:

Morgana Moreno & Marcelo Rosário lançam álbum com show na Sala do Coro

Apresentação acontece terça-feira (17), às 20h, e conta com participação de Armandinho Macedo

10/03/2020 22h24
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação.
Reprodução / Imprensa. - Caio Lírio/Divulgação
Reprodução / Imprensa. - Caio Lírio/Divulgação

A flautista Morgana Moreno e o violonista Marcelo Rosário apresentam na terça-feira (17) o show de lançamento de Nascente, o segundo e mais novo álbum da dupla. O evento acontece às 20h na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e conta com a participação de Armandinho Macedo. O projeto traz um reencontro da dupla, que morou seis anos na Europa, com a música brasileira.

O álbum é composto por nove faixas autorais, que contemplam os mais diversos gêneros nacionais como o samba, choro e forró. As composições trazem elementos do universo da música brasileira com influência de toda a experiência que a dupla adquiriu com o contato com outros universos musicais. Além dos temas próprios que estão no disco, o show traz no repertório clássicos do choro, releituras da MPB  e músicas do convidado da noite. 

O duo traz uma formação intimista – flauta e violão – que permite que ambos assumam o papel de solista e acompanhador, em um diálogo livre através dos arranjos e dos momentos de improvisação. Com esse formato, os músicos podem dar mais visibilidade às possibilidades dos seus instrumentos e à afinidade artística e musical. Características que foram construídas em mais de 10 anos de parceria – e que estão presentes tanto no álbum, quanto no show.

“Depois da temporada fora do Brasil, em que estudamos outros gêneros como o clássico, o jazz, ritmos da música indiana, flamenca, entre outros, buscamos nos aproximar novamente do repertório brasileiro. Claro que nas composições nossas, sempre haverá um pouco do que absorvemos ao longo desse tempo. Então, ao mesmo tempo que nascente é um retorno às raízes, também é a materialização da transformação que passamos ao longo do tempo”, afirma Marcelo Rosário.

A volta para casa
Antes de partir para experiências internacionais, Morgana e Marcelo se formam músicos em Salvador, principalmente nas rodas de choro. Morgana chegou a terminar o bacharelado de flauta na Escola de Música da UFBA. Nascente para os dois significa a volta para casa, o retorno às origens. Um reencontro de dois músicos mais vividos e que trazem uma bagagem que lhes permite processar de maneira diferente informações e inspirações que já eram conhecidas.

“Nascente para mim é o local onde tudo começou: minha vida musical, minhas primeiras experiências com a música. Cada parte de Salvador me traz muitas lembranças, eu vivi cada parte da cidade em momentos diferentes das minha vida. Quando eu vou ao Santo Antônio Além do Carmo, por exemplo, sempre me vem à memória a época que toquei na Oficina de Frevos e Dobrados, subindo e descendo aquelas ladeiras no Carnaval; quando vou ao Rio Vermelho, me lembro do chorinho na Varanda do Sesi; quando encontro meus pais, sempre tem Luiz Gonzaga ou Milton Nascimento. Esse processo de volta trouxe um novo olhar sobre tudo isso”, afirma Morgana Moreno.

Morgana Moreno & Marcelo Rosário
Premiados com o 1º lugar no concurso Internacional Leopold Bellan (Paris) e considerados embaixadores da música brasileira pela imprensa alemã (Deutsche Welle Brasil), a dupla baiana trazem uma ampla bagagem. Juntos já passaram por importantes palcos do Brasil, Alemanha, Portugal, Espanha, França, Suíça e Holanda, como Bimhuis, Viva Brasil Amsterdam, Breda Jazz Festival, Choro Festival Rotterdam, Clube do Choro de Brasília, entre outros. Na passagem pela Europa, gravaram o primeiro disco, intitulado Miscellaneous (2016), com a participação de músicos europeus da cena do jazz e world music.

A experiência musical de Morgana Moreno vem desde os 9 anos. Em pouco tempo se destacou por sua autenticidade, linguagem própria e som expressivo, resultados do contato com diversos estilos musicais. Em sua trajetória acumula prêmios como Melhor Música Instrumental, por sua composição Baião no Festival da Música da Educadora 2014 (Bahia/BR) e o 1º Prêmio na Competição Internacional Leopold Bellan 2013 (Paris/FR). Morgana é Bacharel em Música (Instrumento) pela UFBA e Mestra em Música (Flauta Jazz) pela Hochschule fur Musik und Tanz Köln (Alemanha). Ensinou no CODARTS - Universidade de Artes de Roterdã e na EPM Holanda - Escola de Choro. Atua como flautista e compositora e possui dois discos gravados na Alemanha.

Marcelo Rosário também começou cedo como multi-instrumentista, antes de decidir tocar violão. Ainda jovem, mudou-se para Brasília e se especializou em música brasileira com foco em samba, choro e típico violão de 7 cordas. Estudou World Music na Codarts, Rotterdam, na Holanda, onde obteve bolsa integral e lecionou na Escola de Choro "EPM Holanda". Ele tem trabalhado como guitarrista, compositor, arranjador e educador.

SERVIÇO
Show NASCENTE
Morgana Moreno & Marcelo Rosário
Terça-feira, 17 de março, às 20h
Sala do Coro do Teatro Castro Alves
R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 14h59 - Fonte: Climatempo
24°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 28°

24° Sensação
15 km/h Vento
94% Umidade do ar
60% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 28°

Sol e Chuva
Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 29°

Sol e Chuva