CUIDADOS

CUIDADOS NUTRICIONAIS NO VERÃO - COMO CURTIR A ESTAÇÃO E CUIDAR DA SAÚDE?

Nutricionista da Singular Medicina de Precisão, Rejane Viana dá dicas de como cuidar da saúde na estação

13/01/2020 15h36
Por: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação
Reprodução / Imprensa
Reprodução / Imprensa

 

Reclamar das altas temperaturas que atingem a cidade no verão é das coisas mais comuns de serem vistas em Salvador na estação. Para sobreviver às altas temperaturas é fundamental o cuidado à saúde, pois as exigências metabólicas são diminuídas, a desidratação é acelerada  e junto a ela o processo de perdas nutricionais também.

 

O verão promove a redução na taxa de metabolismo porque a temperatura ambiente está aumentada, logo, não são necessários grandes esforços para manter nosso corpo aquecido, diferente de como ocorre em temperaturas frias.

 

(Curiosidade: temperatura corpórea normal está entre 36,1ºC a 37,2ºC, aproximadamente).

 

Também é recomendável exposição adequada ao sol, pois estudos apresentam que a presença de hipovitaminose D atinge altas prevalências em diferentes populações mundiais, mesmo em regiões tropicais. A insuficiência ou deficiência de vitamina D tem a ver com baixo consumo alimentar, presença de sobrepeso/obesidade, uso de medicamentos e baixa exposição à luz solar. 

 

Sendo assim, os cuidados nutricionais nesta estação devem ser adequados, evitando desidratação, retenção hídrica, risco de infecções, e com atenção especial aos cuidados com a pele.

 

Rejane Viana é nutricionista da Singular Medicina de Precisão, e indica alguns hábitos que podem ser aliados neste verão:

 

  • Não esperar sentir sede para beber água: Sugere-se aumento no consumo de líquidos para 2,5 a 3,0 litros por dia, seja através de água potável, sucos, água de coco, águas saborizadas;

  • Consumir frutas tropicais: jaca, melancia, uva, abacaxi, coco verde, maçã, siriguela, pêra e outras; Picolés de frutas também são indicados para refrescar neste calor!

  • Evitar excesso no consumo de sal, açúcar e bebidas alcoólicas;

  • Evitar consumir alimentos na rua em que não se sabe a procedência, principalmente se tiver maionese na composição, ou leites e outros derivados lácteos. Preferencialmente, levar alimentos de casa.

  • Exposição ao sol: aproveitar a estação para  ativar a vitamina D, principalmente em regiões do corpo como braços, abdômen e coxas. A ideia é curtir a praia entre 07-10 e 15-17:30 horas. 

  • Cuidar da pele: consumir alimentos como cenoura, tomate, abóbora, brócolis, castanhas. E não se esqueça de utilizar protetor solar como forma de proteção.

  •  

Passado este período, é recomendável intervenção para a reduzir a carga de substâncias tóxicas ao organismo que foram acumuladas. Sugere-se a Dieta de Destoxificação (não tem a ver com sucos detox!) e para isso, é importante procurar profissional nutricionista habilitado para atuar nesta condução.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.