Natura Musical

Conheça os 41 artistas, bandas e coletivos contemplados por Natura Musical em 2020

Mateus Aleluia, Riachão, Russo Passapusso, Jadsa, entre outros, estão entre os selecionados

28/11/2019 16h03
Por: Redação
Fonte: Assessoria de imprensa
 Reprodução / Imprensa
Reprodução / Imprensa

Natura Musical anunciou na última segunda-feira (25), os 41 novos artistas, bandas e projetos de fomento à cena que serão patrocinados pela plataforma em 2020. A gravação de discos, turnês nacionais, fomento a casas de cultura, projetos de educação musical e documentação de cenas locais estão entre as propostas apoiadas.

 

Para 2020, a plataforma selecionou oito projetos da Bahia. Mateus Aleluia, membro remanescente dos Os Tincoãs, fará uma viagem ao continente africano para registrar os cantos aos Orixás em um novo disco. O sambista Clementino Rodrigues, conhecido como Riachão, lançará “Se Deus quiser eu vou chegar aos 100”, além de um site com seu acervo musical. Russo Passapusso, do Baiana System, junta-se a Antônio Carlos e Jocafi, que já somam 50 anos de estrada, para o lançamento do esperado álbum “Alto da Maravilha”. Jadsa trará no novo disco parcerias com Luiza Lian, Josyara, Kiko Dinucci e Felipe Massumi, entre outros.

 

Já o Coletivo Afrobapho, criado por jovens negros LGTBQ+, chega com uma programação artística que traz luz à temas como intersecção de raça, gêneros e sexualidades. Ta Batenu – Culto Afrofuturista vai preparar uma celebração à música negra, em programação que inclui shows, performances e feira de produtos. Cabokaji – Natural Caboks resgatará a cultura afro-ameríndia dos povos originários do Brasil em disco, clipes e documentário. E a Feira Noise Festival, um dos festivais mais conceituados do País, promoverá um encontro entre artistas headlines e artistas locais.

 

Desde 2012, foram realizados oito editais na Bahia, por meio do programa FazCultura (Secretaria Estadual de Cultura). Eles já resultaram em 40 projetos patrocinados.

“Os novos selecionados falam de lugares e vivências muito diferentes, e vão representar espaços de conexão emocional com muita gente”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O futuro que queremos construir é coletivo. Ele passa por momentos de tensão, mas com a música somos capazes de chegar num lugar de unidade, respeitando a diversidade. Esses artistas, bandas e projetos de fomento trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós”, completa.

 

Os 41 projetos foram selecionados entre 2.647 inscritos, por meio da curadoria de 22 profissionais do mercado da música, em um processo que durou dois meses. Em 2020, Natura Musical oferecerá R$ 5,4 milhões em patrocínio. A plataforma também tem o apoio das leis de incentivo à cultura nacional, de Minas Gerais, do Pará e do Rio Grande do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 10h53
29°
Nuvens esparsas Máxima: 33° - Mínima: 25°
33°

Sensação

13 km/h

Vento

75%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas