Sábado, 20 de Abril de 2024
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agenda Cultural Evento literário

Canela Fina, Neojiba e grupo Stripulia se apresentam para crianças em evento literário em Cajazeiras

Programação infantil do Festival Literário Nacional (Flin) contará com atrativos como lançamentos de livros, contações de histórias, brincadeiras, apresentações teatrais e musicais

12/11/2019 às 15h51
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de imprensa
Compartilhe:
 Reprodução / Imprensa
Reprodução / Imprensa

espaço infantil da primeira edição do Festival Literário Nacional (Flin) contará com uma programação diversificada. Nomes como Canela FinaNeojiba e grupo Stripulia se apresentam no evento que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro no Ginásio Poliesportivo de Cajazeira. A programação conta com atrativos como lançamentos de livros, contações de histórias, brincadeiras e apresentações teatrais.

No dia 12, a contação de história começa às 8h30 com Argemira Silva (Mira), com a personagem Emília, conta histórias desde os clássicos da literatura infantil a histórias contemporâneas. Às 10h, Juninho une elementos tradicionais da narração de histórias com músicas autorais, cirandasteatro de fantoches e brincadeiras. Às 13 horas o grupo Pé de Lata fará recreação e animação infantilRaí Santana na pele do Palhaço Mandioca se apresenta às 16 horas contando história clássicas da literatura infantil.

O Espaço Infantil no dia 13 de novembro começa com a contação de história do grupo Canela Fina.  O grupo vem se destacando ao associar educação musical, psicologia da música e arte terapia. Nas apresentações proporcionam ao público infantil músicas com arranjos próprios e instrumentações variadas, aperfeiçoando a percepção e apreciação musicais das crianças. Com diversos estilos e com temas do universo infantil, o show apresenta músicas compostas pelos integrantes do grupo ou amigos e também versões de canções de domínio público.

 

Às 14 horas terá a orquestra de violões do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá). O Núcleo foi criado em 2016 e funciona no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá, localizado dentro do Parque São Bartolomeu. Neste Núcleo são realizadas aulas de percussão, flauta doce, pífano e iniciação musical para crianças e adolescentes de 5 a 22 anos, com coordenação de Samuel Egídio. O dia segue com O espetáculo teatral da BIML e contações de histórias com Cynthia Araújo.
 

A teatralização de história de Emília Nuñez abre o dia 14. Carol Levy se apresenta às 10 horasNo Conto de Casa, Carol convida a plateia a entrar na sua casa participando da montagem, cantando, sugerindo o que vai acontecer na história e até mesmo ajudando a cantora cozinhar. O grupo das Sete Mulheres se apresenta às 14 horasO espetáculo Saltimbancos do grupo Stripulia fecha a programação infantil do dia. 

De acordo com a responsável pela programação do espaço infantil na Flin, Patricia Porto, as atividades têm o intuito de promover o incentivo a leitura e a interação das crianças, família e professores em diferentes formas de literatura. “As atividades infantis em festas literárias ampliam o processo de crescimento intelectual da criança, e, através da ludicidade, facilita no processo de socialização, expressão e construção do pensamento”, destaca Patrícia.

Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR), através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA); do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

 
 
Serviço
I Festival Literário Nacional – FLIN
Quando: 12 a 15 de novembro (terça-feira até sexta-feira)
Horário: a partir das 8h30min
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira
Endereço: Estr. do Coqueiro Grande, 127 - Fazenda Grande 2, Salvador - BA, 41340-050
 

Programação:
Quando: 12/11(terça-feira) 

 

>>>ESPAÇO INFANTIL<<<
08h30 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
10h JUNINHO CONTA HISTÓRIA
13h GRUPO PÉ DE LATA
16h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS com ator Raí Santana


Quando: 14/11(quarta-feira) 

 

>>>ESPAÇO INFANTIL<<<
08h30 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - CONTO DAS ÁGUAS com Emília Nuñez é escritora de livros infantis
11h PINTURA DE ROSTO
14h ORQUESTRA DE VIOLÕES
15h ESPETÁCULO TEATRAL CIA DE TEATRO DA BIML
15h30 CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS


Quando: 14/11(quinta-feira) 

 

>>>ESPAÇO INFANTIL<<<
08h30 - Teatralização de História
10h - Show conto de Casa
14h - Contação de Histórias - Canela Fina
16h- Espetáculo Saltimbancos

 

Quando: 15/11(sexta-feira) 

 

>>>ESPAÇO INFANTIL<<<
8h30 CORTEJO CULTURAL

>>>SERVIÇOS<<<
08h30 às 17h

Doação de Mudas

Sine Móvel 

PROCON Móvel 

Centro de referência Milton Santos 

Unidade móvel de atendimento às mulheres

Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira

 

Aberto ao Público  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.