
A energia de Exu vai tomar conta da Feira de São Joaquim com um gostinho especial de vitória este ano! Pela primeira vez, a Festa de Olojá - Senhor do Mercado passa a integrar oficialmente o Calendário de Eventos da nossa capital. E quem é de axé ou simplesmente valoriza a raiz da cultura preta soteropolitana já pode se programar, porque o agito começa neste sábado (28) e vai até o primeiro final de semana de março.
Com o tema “Do mercado ao mundo: Exú no calendário da cidade”, a quinta edição da festa é um verdadeiro marco. O evento vai reunir 96 terreiros de candomblé, distribuídos em 40 barracas que farão a distribuição gratuita de alimentos para o público no dia 7 de março. A partilha é a alma do negócio, reforçando o senso de comunidade e o cuidado com o próximo que são bases da religião.
No candomblé, Exu Olojá é o grande Senhor do Mercado. Ele é o dono do movimento, da troca, da comunicação e de quem faz a roda da economia girar. A festa, além de muito bonita, tem um papel fortíssimo de combate ao racismo religioso, ajudando a desconstruir aquelas imagens negativas e preconceituosas que foram enraizadas ao longo dos anos.
“A colonização colocou em Exu chifres e rabos (...). Com o Olojá, a gente traz a luz de que Exu é o caminho, a alegria, a consistência no existir; é a comunicação, a troca justa e a prosperidade”, brocou Anane Dantayó, diretora geral e cofundadora do evento.
O idealizador do projeto, Babalorisá Rychelmy Esutobí, da Casa do Mensageiro, reforçou que Olojá tem a cara da nossa cidade: "A energia de Exu é festa, alegria e movimento. Tudo isso representa Salvador: os ritmos, as danças, o cheiro, a culinária".
A entrada da festa no calendário oficial rolou após a aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal no final do ano passado. Para a turma da Prefeitura, esse é um passo gigante. A secretária municipal da Reparação (Semur), Isaura Genoveva Neta, destacou que o reconhecimento fortalece a cultura de matriz africana em um território de sustento de milhares de famílias.
Já a turma da Cultura e Turismo (Secult) vê o evento como um golaço para o turismo religioso em Salvador, atraindo visitantes que querem viver experiências autênticas e entender a verdadeira essência e a ancestralidade do nosso povo, como pontuaram os diretores Gegê Magalhães e Chicco Assis.
Sábado (28/02), às 10h: O Bando Anunciador Olojá faz um cortejo massa pelos corredores da Feira de São Joaquim avisando a todo mundo que a festa vai começar.
Quarta-feira (04/03), das 8h às 17h: Vai rolar a 1ª Feira de Saúde Òná Ìtoju, no píer da Feira. Tem de tudo: exames, vacinação, testes rápidos, retificação de nome social, apoio jurídico e psicológico.
Sexta-feira (06/03): Dia do Mercado da Memória Ancestral, a 1ª Feira Preta São Joaquim Cultural.
Sábado (07/03), a partir das 8h: O grande dia! Tem Cortejo Olojá, Xiré para todos os orixás e o Palco Nagô com muita música a partir das 14h. Se ligue: a distribuição gratuita de alimentos começa pontualmente às 12h!