
O Rio Vermelho já respira o perfume da alfazema e o som dos atabaques, mas este ano a celebração ganha um contorno artístico ainda mais profundo. O Barro Vermelho Atelier de Cerâmica e Espaço de Artes abre as portas hoje, 1º de fevereiro, às 22h, para a exposição “Odoyá: entre marés e ancestralidade”.
Localizado estrategicamente na região da Praia da Paciência, o espaço comandado pelos artistas Bruno Pamponet e Tati Sampaio (que também assina a curadoria) transformou o atelier em um verdadeiro santuário de criatividade. A mostra é um mergulho na força da Rainha das Águas, explorando a relação histórica de Salvador com o mar e a ancestralidade que corre em nossas veias.
O diferencial da exposição é a mistura de linguagens. O público poderá conferir desde telas e fotografias (obras bidimensionais) até esculturas e peças em cerâmica (tridimensionais) que parecem ganhar vida sob o luar do Rio Vermelho.
Ao todo, 37 artistas emprestam seus olhares para saudar a Orixá, incluindo nomes como André Araújo, Alex Dantas, Hannah Farias, Clarissa Mustafá, James Francis e Amanda Tropicana. É a arte baiana em sua máxima potência, unindo o sagrado e o contemporâneo em um só lugar.
Vale lembrar que o Barro Vermelho já vem em uma pegada forte de valorização da nossa identidade: em janeiro, o espaço brilhou com a mostra dedicada ao Senhor do Bonfim. Agora, o foco é o azul e o branco, celebrando a fé que move o povo baiano neste 2 de fevereiro.