Festival leva cinema

Primeiro dia de Festival leva cinema, literatura e grafite à Cajazeiras

A abertura do Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras e Novos

07/11/2019 16h11
Por: Redação
Fonte: Assessoria de imprensa
 Reprodução / Imprensa
Reprodução / Imprensa

Caminhos, que acontece na terça-feira (12), promove um encontro entre Lázaro Ramos e Luedji Luna, numa programação que mistura arte, humor e tecnologia.


Para Tom Correia, curador do festival, a vivência dos autores/artistas presentes na 
programação fortalece os debates propostos no Flin. “Acredito que em nosso contexto não exista mais um tema específico que seja fechado em si mesmo, sem dialogar com uma série de outros tópicos. Acredito também que as trajetórias de cada convidado tenha mais força do que um tema em si: conhecê-los de perto, saber como trilharam o caminho, a relação deles com o livro e a leitura pode ser muito mais encantador aos olhos do público”.

 

Na tenda Cultural o destaque fica para o Violão e a Palavra, com Lázaro Ramos e Luedji Luna. Às 10h, os artistas festejam a abertura do festival com música e literatura, através de um bate-papo sobre leituras que influenciaram suas vidas. E, às 19h, Luedji realiza uma apresentação musical.

 

Ainda na Tenda, acontece o quadro humorístico inspirado no cotidiano dos moradores de Cajazeiras com os artistas Sulivã Bispo e Thiago Almasy, do Na Rédea Curta. Além da mesa 1: “Rupturas que fizeram da minha vida um filme”, com as participações do cineasta Joel Zito Araújo, a diretora Larissa Fulana de Tal, da roteirista Tuca Siqueira e a mediação de Wesley Correia.

 

 no espaço Futura, o objetivo é discutir novas linguagens. Às 14h, os grafiteiros NikolQuel Lee 27mediados pelo escritor Evanilton Gonçalves, discutem o grafite enquanto arte e linguagem urbana. Logo após, os artistas fazem uma intervenção no local, criando uma obra coletiva. Para os pequenos, o destaque é a recreação dirigida pelo grupo Pé de Lata. A atração, que começa às 13h, reforça o objetivo da arena infantil, que é despertar o lado lúdico e criativo do público através de brincadeiras, contações de histórias e oficinas artísticas.

 

No Espaço Virtual da Arena Leia e Passe Adiante, o dia é dedicado à experimentação da tecnologia no campo da cultura e da educação. As atividades são organizadas pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), e tem o objetivo de proporcionar uma nova experiência sensorial unindo literatura, história, cultura e educação, através de atividades que utilizam óculos de realidade virtual, robô interativo e muito mais. Além disso, são ofertados serviços como emissão de carteira de trabalho, emissão de carteira de identidade, acolhimento de denúncias de violação de direitos nas esferas racial e religiosa, orientação às mulheres sobre violência doméstica familiar. E ainda, a unidade móvel do PROCON, que presta todos os serviços da unidade fixa, marca presença no festival.


Confira aqui a programação completa.

Flin é abreviação do Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos - projeto realizado pelo Governo do Estado da Bahia e coordenado pela Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).  O Festival conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência  doa Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esports Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR), através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA); do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

MAIS INFORMAÇÕES:
www.flin.ba.gov.br
www.instagram.com/flinoficial

Serviço
I Festival Literário Nacional – FLIN
Quando: 12 a 15 de novembro (terça-feira até sexta-feira)
Horário: a partir das 8h30min
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira
Endereço: Estr. do Coqueiro Grande, 127 - Fazenda Grande 2, Salvador - BA, 41340-050


>>>ESPAÇO INFANTIL<<<
08h30 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

10h JUNINHO CONTA HISTÓRIA
13h GRUPO PÉ DE LATA
16h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

>>>TENDA CULTURAL<<<
ESQUENTA
Mesa 1: “Rupturas que fizeram da minha vida um filme”
Autores: Thiago Almasy e Sulivã Bispo, Júnior e Mainha com o cineasta Joel Zito Araújo, a diretora Larissa Fulana de Tal, da roteirista Tuca Siqueira e a mediação de Wesley Correia
Horário: 14H:30
17h GRUPO DE VALSA AMOR ETERNO
19h APRESENTAÇÃO LUEDJI LUNA
>>>ESPAÇO FUTURA<<<
BATE-PAPO 1 | ESCRITAS URBANAS: A ARTE QUE SE CRIA NO MEIO DA RUA
Horário: 14H    
Nikol [Nikol Carvalho]Quel [Quézia Silveira] e Lee27 [Josenildo Mendes], mediado pelo escritor Evanilton Gonçalves
17h GRAFITEIROS DE CAJAZEIRAS
Onde: Ginásio Poliesportivo de Cajazeira

 

Quando: 12/11(terça-feira) 
Aberto ao Público 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas