Mototaxistas que atuam na capital baiana têm até esta sexta-feira (4) para atualizar os dados cadastrais junto à Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Para a realização do procedimento, os motoristas deverão comparecer à Coordenação de Transportes Especiais (Cotae), localizada na sede da Semob, no Caminho das Árvores, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Atualmente, 1.286 mototaxistas estão credenciados para o trabalho no município.
No local, o mototaxista deverá apresentar a documentação necessária para a atualização de seus dados, o exemplo da CNH atualizada e com atividade remunerada, certificado de curso especializado sobre condução de passageiros em veículos motorizados em duas rodas, apólice do seguro da motocicleta, comprovante de residência em Salvador e o certificado de antecedentes criminais (Nada Consta).
Quem já realizou a vistoria obrigatória no mês de janeiro, não precisará pagar mais nenhuma taxa e nem comparecer ao local. Já quem tiver com a vistoria atrasada, deverá pagar o valor de R$58,89, em caso de pendência apenas com a vistoria de 2025, ou R$117,69 se a pendência referente a vistorias de anos anteriores.
"Estamos realizando uma atualização da base cadastral para evitar que aqueles que não desejam trabalhar mais na atividade acumulem pendências. Em paralelo, atendemos representantes da categoria e debatidos sobre uma atualização do regulamento atual com avanços importantes para os mototaxistas", destaca o titular da Semob, Pablo Souza.