Na véspera do São João, nesta segunda-feira (23), grandes nomes do forró subiram ao palco do Largo do Pelourinho. Com o tema da celebração “Maior que a festa, só o nosso amor”, a praça ficou completamente lotada.
A primeira apresentação da noite ficou por conta do sertanejo Pedro Libe. O goiano subiu ao palco por volta das 17h45. Músicas como: "Zuar e Beber", "E daí?" e "Chora, me liga" fizeram parte do repertório. "Mais uma vez volto a me apresentar aqui em Salvador e vim cantar um pouco do sertanejo lá do Goiás para vocês", declarou o artista animado com a recepção do público.
A banda de forró Falamansa foi responsável pelo segundo show da noite no Largo do Pelourinho. Com mais de 25 anos de carreira, o grupo liderado pelo cantor e compositor Tato subiu ao palco às 19h20, levando uma verdadeira onda de nostalgia e animação ao público. Clássicos como "Xote da Alegria", "Cem Anos", "Xote dos Milagres" e "Rindo à Toa" embalaram a multidão, que cantou do início ao fim. Sempre interagindo com o público, Tato agradeceu o carinho: “A presença de vocês é muito importante pra gente. Obrigado, Bahia”.
Durante a apresentação da banda, a Polícia Militar precisou bloquear, pelo segundo dia seguido, os acessos ao local como medida de segurança, devido à superlotação provocada pelo grande fluxo de forrozeiros. O icônico Alceu Valença iniciou sua apresentação às 21h20, sob grande expectativa de milhares de fãs que lotavam o Largo do Pelourinho. O público, ansioso, foi recompensado com um espetáculo vibrante, emocionante e repleto de sucessos.
No setlist, as canções "Pagode Russo", "Sabiá" e "Girassol" embalaram a multidão. Esta última provocou um dos momentos mais emocionantes da noite, com o Pelourinho inteiro cantando em coro, em uma cena de arrepiar. “Viva o baião, viva a festa junina, viva Gonzagão”, saudou Alceu, animado e emocionado. Entre os presentes na plateia, um convidado especial: Padre Fábio de Melo acompanhou a apresentação de perto e prestigiou o espetáculo no Largo do Pelourinho.
Pela primeira vez se apresentando no local, o pernambucano Zé Duarte subiu ao palco às 23h10 e trouxe o forró pé de serra para animar os foliões. Com um repertório recheado de clássicos de Luiz Gonzaga, o cantor fez muita gente dançar agarradinho no clima da festa junina. Entre as músicas do seu show, estiveram "Numa sala de reboco" e "Mulher comprometida", que embalaram o público e reforçaram a tradição nordestina na capital.
Tenison Del Rey subiu ao palco à 00h e nem mesmo a chuva foi capaz de afastar os forrozeiros que estavam no Largo do Pelourinho. Animado, o artista embalou o público com canções como "É de Dar Água na Boca", "Severina Xique-Xique" e "Sebastiana", mantendo o clima festivo até o início da madrugada. O show contou ainda com a participação especial do cantor Edu Casanova, convidado por Tenison a subir ao palco. Juntos, cantaram "Santo Antônio, São João e São Pedro", música fruto da parceria entre os dois.
Comandada por Cristiano Ribeiro, a banda Me Siga foi responsável por encerrar os festejos juninos da noite desta segunda-feira. Com presença de palco, Cristiano animou os forrozeiros que permaneceram no Largo do Pelourinho até a madrugada desta terça. Simpático, o artista agradeceu ao Governo do Estado pelo convite para integrar a grade de atrações e estendeu os agradecimentos a toda equipe envolvida na realização do São João do Pelô.
Hoje (24) se apresentam no Largo do Pelourinho Santana, Limão com Mel, Nuzio, Del Feliz e Saborear.