A temporada acontece entre os dias 13 e 15, às 20h, na Casa Rosa (Rio Vermelho), com ingressos à venda no https://bileto.sympla.com.br/
Resultado de um intercâmbio cultural na Europa, “Bululú” foi escrito e dirigido pelo premiado diretor espanhol Moncho Rodriguez e reúne, no palco, os atores baianos Danilo Cairo e João Guisande. O espetáculo conta a saga dos comediantes Amadeus, vivido por Cairo, e Bartolomeus, interpretado por Guisande, tão antigos como o próprio teatro. Eles decidem contar o famoso romance da “Invenção do Mundo”, inspirado no Grande Teatro del Mundo, de Calderón de La Barca.
Eles recitam, explicam e comentam todos os momentos do texto até que Bartolomeus começa a questionar a razão de estarem ali, despertando para questões que abalam o mundo dos dois e lhes direcionam para uma dúvida: deverão escolher a ação da arte ou uma sociedade cada vez menos poética, menos sensível e mais consumista?
“A obra é uma visão crítica e divertida do universo do teatro, da realidade, do sonho, da vida, do ator e do espectador na sociedade contemporânea, onde todos, sem saber, representam uma personagem que finge não representar”, defende a dupla de atores da peça, que foram dirigidos por Moncho antes de sua morte, em 2023, reconhecido como um dos mais importantes diretores e pesquisadores do teatro do mundo ibérico, com mais de 200 encenações realizadas na Espanha, Brasil e Portugal. Ele é reconhecido ainda por criações que partem da vontade de provocar uma ruptura nos conceitos e fórmula do teatro tradicional.
A remontagem é parte das celebrações dos 18 anos do Toca Criações Artísticas, idealizado por Danilo Cairo como um território de criação coletiva e produção cultural multilinguagem que surgiu a partir do encontro de jovens atores, de origens e formações distintas, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia em 2006.
Em 2008 o coletivo se consolidou profissionalmente com a estreia do espetáculo musical “Atire a Primeira Pedra” e vem desenvolvendo um trabalho contínuo de formação, pesquisa, criação e produção cultural vinculado ao treinamento e capacitação dos artistas, realizando espetáculos, mostras de cenas artísticas, oficinas, seminários, workshops, performances, shows e documentários.