A equipe plantonista do Pronto Atendimento (PA) Maria Conceição Santiago Imbassahy, no Pau Miúdo, foi descoberta na noite da última quinta-feira (13), com o nascimento de um bebê do sexo feminino, após a entrada de uma mulher sentindo dor na região pélvica.
Uma jovem de 28 anos, que não queria ter identidade divulgada, não sabia que estava grávida. Após o parto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) transferiu a mãe e o bebê para a maternidade.
O que seria mais um atendimento de rotina dentro do perfil da unidade de emergência, tornou-se um momento emocionante. “Um paciente tem queixa de dor abdominal associada a dor pélvica, e também dor tipo cólica. Ela negava gravidez, mas ao realizarmos exame físico foi aumento do volume abdominal e contrações leves, e realizamos a ausculta fetal, confirmando a gestação. Foi feito o exame obstétrico e observado que um paciente estava com dilatação completa. Correu tudo bem com ela e com o bebê durante o processo e toda equipe ficou feliz com o nascimento”, declarou o médico plantonista que fez o parto, Jairo Prado.
Apesar de não ser referência para partos, por se tratarem de unidades de urgência e emergência de média e baixa complexidade, o nascimento de crianças já não é novidade nas UPAs da capital baiana. Apenas neste ano, três partes foram realizadas em três unidades, sendo elas o Pronto Atendimento (PA) Alfredo Bureau, na Boca do Rio, UPA Brotas e agora o PA do Pau Miúdo. Os equipamentos contam com um kit pediátrico com fralda, bandeja para pequenos procedimentos e campo estéril, que são usados nas peças.