Quarta, 19 de Março de 2025
30°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Minha Salvador Carnaval 2025:

Trabalho prévio de manutenção da cidade garante segurança e proteção do patrimônio durante o Carnaval de Salvador

A Seman alerta para a necessidade da população contribuir com a limpeza urbana, descartando o lixo corretamente durante o Carnaval.

07/03/2025 às 12h40
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), realizou ações preventivas e corretivas ao longo do Carnaval para garantir conforto e segurança à população.

Para evitar alagamentos, ao longo dos seis dias oficiais da festa, foram desobstruídos 13.994 metros de rede e limpos 2.452 dispositivos de drenagem (bocas de lobo), além de 210 grelhas substituídas. Também foi realizada a recuperação pontual da malha viária, com a aplicação de 34 sacos de asfalto frio (850 quilos), para posterior recuperação com asfalto quente (CBUQ).

Antes do início do Carnaval, também foram realizadas, de forma preventiva, intervenções de manutenção em áreas verdes, entre elas poda e limpeza de palmáceas nos circuitos e vias de acesso.

Essas ações previnem quedas de galhos, hastes e frutos, além de facilitar a passagem dos trios. Durante o Carnaval, as intervenções foram pontuais, como a reposição de 30 folhas de madeirite nos tapumes instalados, relacionado ao furto e vandalismo desses itens.

A Seman alerta para a necessidade da população contribuir com a limpeza urbana, descartando o lixo corretamente durante o Carnaval. Por conta do descarte irregular, a chuva carregou resíduos que acabaram tamponando os dispositivos de captação (bocas de lobo) e obstruíram a drenagem. Por isso, foram detectados alguns pontos de alagamento em trechos dos circuitos.

Passado o Carnaval, a Seman já iniciou o trabalho de remoção dos tapumes, que foram instalados para proteção do patrimônio, e a reinstalação do mobiliário urbano, como bancos, caqueiros, cachepôs e balizas, retirados para a preservação dos itens e ampliação do espaço. Além disso, será feita a revisão da rede de drenagem e a recuperação da infraestrutura pública danificada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.