Segunda, 10 de Fevereiro de 2025
27°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Minha Salvador Viva Salvador :

Prefeituras-Bairro de Salvador realizam alistamento militar feminino

Seleção – De acordo com as regras divulgadas pelo Ministério da Defesa, as mulheres interessadas poderão escolher se desejam entrar para o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica.

29/01/2025 às 09h32
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS

As dez Prefeituras-Bairro de Salvador estão habilitadas a realizar o alistamento militar feminino, disponível desde o início de janeiro deste ano. Pela primeira vez na história do país, mulheres brasileiras podem se alistar nas Forças Armadas. Para isso, é necessário que estejam completando 18 anos em 2025.

O atendimento da Junta Militar nas Prefeituras-Bairro ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, e não precisa ser agendado. No local, a adolescente irá pegar uma senha e aguardar. Nas unidades, são solicitados RG, CPF e o comprovante de residência de Salvador para o recrutamento.

Salvador foi um dos 28 municípios contemplados. Ao todo, estão sendo destinadas 1.465 vagas em 13 estados e no Distrito Federal. O serviço tem duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente até oito anos. As mulheres incorporadas terão direito à remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.

“Levar o alistamento militar feminino para mais perto do cidadão é um passo fundamental para garantir que todas as jovens tenham acesso a essa importante oportunidade. Muitas delas não possuem fácil acesso à tecnologia e ao computador, e nossa missão é democratizar o acesso a esses serviços essenciais, facilitando a participação ativa de todas na sociedade e promovendo a inclusão social para todos”, destaca o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes.

Seleção – De acordo com as regras divulgadas pelo Ministério da Defesa, as mulheres interessadas poderão escolher se desejam entrar para o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. Serão levados em conta alguns critérios, a exemplo da disponibilidade de vagas, da aptidão da candidata e da especificidade exigida pela força escolhida.

As etapas envolvem o alistamento, a seleção geral, a seleção complementar, a designação/distribuição e a incorporação. Segundo as Forças Armadas, o treinamento físico será equivalente ao dos homens, com critérios específicos para cada Força. Após a incorporação, as mulheres também poderão realizar cursos de capacitação profissional em diversas áreas.

Atualmente, segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Com a adoção do alistamento, o número de oportunidades deve crescer gradativamente. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha; a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica; e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Junta Militar – Considerado um dos serviços mais procurados nas unidades das Prefeituras-Bairro, a Junta Militar, além do alistamento, também promove emissão da segunda via do Certificado de Alistamento Militar, Atestado de Desobrigação de Serviço Militar, Certificado de Dispensa/Incorporação do Serviço Militar e segunda via de Incorporação do Serviço Militar.

 

Endereços das Prefeituras-Bairro:

Barra/Pituba: Rua Marquês de Monte Santo, 300 - Rio Vermelho.

Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins, 185 – Cabula.

Cajazeiras: Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429 – Cajazeiras X.

Centro/Brotas: Rua Guedes de Brito, s/n – Centro.

Cidade Baixa: Avenida Pôrto dos Mastros, 65 – Ribeira.

Itapuã: Avenida Dorival Caymmi, 17 – Itapuã.

Liberdade/São Caetano: Avenida General San Martin, 199 – Curuzu.

Pau da Lima: Avenida São Rafael, 1654 - São Marcos.

Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 – Paripe.

Valéria: Rua da Matriz, 2041-2057 – Valéria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.