Está quase tudo pronto para o que promete ser mais uma edição histórica do Festival de Verão Salvador. Nos dias 25 e 26 de janeiro, o Parque de Exposições se transformará novamente em um grande caldeirão sonoro, com shows de mais de 40 atrações dos mais variados gêneros musicais, entre encontros inéditos e apresentações criadas especialmente para a ocasião.
Para além das apresentações nos três palcos do evento (Cais, Ponte e Rua Atitude by Coke Studio), o evento proporcionará diversas experiências para o público, incluindo tirolesa, roda gigante e outras iniciativas de lazer, bem-estar e gastronomia oferecidas pelas marcas e restaurantes que se associaram a esta 24ª edição.
O Festival de Verão é coproduzido pela Salvador Produções e Bahia Eventos, com direção artística de Zé Ricardo. O Multishow, o Globoplay e o G1 Bahia transmitem o festival, enquanto a TV Globo exibe os melhores momentos. Ingressos estão à venda neste link e na loja Boratickets, no Shopping da Bahia.
“Esperamos um Festival de Verão marcante que vai ficar para a história do evento. Com esse line up incrível e uma entrega mais do que especial, o festival reforça a sua posição como um dos maiores e mais importantes do Brasil. Além de promover o encontro dos mais variados estilos e ritmos da música brasileira, o FV celebra os 40 anos do axé e a riqueza das tradições da Bahia, sendo um grande impulsionador do turismo e da cultura local”, pontua Marcelo Britto, CEO da Salvador Produções. “Para além da maratona musical, o público poderá ainda vivenciar todas as experiências únicas e inesquecíveis na ‘Broadway’, uma passarela de ativações oferecidas por nossas marcas parceiras e patrocinadoras. Podem vir que vocês vão se surpreender.”
Na edição deste ano, os patrocinadores são: Banco do Brasil (apresenta), Ourocard Visa (meio de pagamento oficial), TIM, Amstel (masters), Coca-Cola, Nivea, Smirnoff (patrocínio oficial), Chilli Beans, Schweppes Mixed, Avatim, Cheetos, Shopping da Bahia, C&A e Red Bull (apoio), e Capelinha, Mahalo, Costa do Sauípe (parceiros).
Confira abaixo a programação completa de shows, as experiências oferecidas ao público e as informações de serviço do FV 25.
Um caldeirão de estilos musicais nos palcos Cais e Ponte
Sob direção artística de Zé Ricardo, o Festival de Verão tem como marca registrada a conexão entre diversos gêneros musicais, refletindo a pluralidade da música brasileira, com a realização de 14 shows nos palcos Cais e Ponte, os principais do evento.
E não poderia haver lugar melhor para celebrar os 40º aniversário do axé do que no berço de sua criação, com shows de Daniela Mercury com Timbalada, Bell Marques e Ivete Sangalo, artistas que ajudaram a escrever a história do gênero. Cada uma dessas apresentações promete reviver os grandes momentos que marcaram a trajetória do axé, homenageando o impacto cultural desse movimento que tomou o Brasil e o mundo.
Já Luiz Caldas & Saulo levam ao palco uma nova versão do aclamado projeto de voz e violão, agora com banda completa, trazendo uma abordagem contemporânea às suas canções. E o cantor Leo Santana traz toda a força do pagode baiano, enquanto o grupo Parangolé, uma das maiores potências do gênero na atualidade, vai ajudar a transformar o festival numa verdadeira micareta, reforçando o protagonismo da Bahia no evento.
O sertanejo ganha destaque no festival com o encontro de Jão e Gustavo Mioto, e se expande para novos territórios com o show de Ana Castela, que convida Xamã para uma fusão ousada entre suas raízes e o trap, criando um diálogo vibrante entre estilos tão distintos.
E a batida do reggae será representada com grande destaque pelo Natiruts, que chega à fase final da sua última turnê, celebrando mais de 30 anos de trajetória. A banda promete se despedir do público baiano com um show emocionante, repleto de sucessos que marcaram gerações.
“No projeto de curadoria do FV 2025, busquei resgatar dois estilos musicais ausentes nas últimas edições: o reggae e o sertanejo. Ter o Natiruts no festival, realizando um dos seus últimos shows, é uma grande honra para mim. A fusão do sertanejo com trap é uma provocação que destaca o poder da música em unir diferentes tribos, cantando juntas a mesma canção e expandindo horizontes. O encontro de Ana Castelo com Xamã, assim como o de Jão com Gustavo Mioto, promete ser explosivo”, aposta Zé Ricardo.
O grupo de pagode Só Pra Contrariar, por sua vez, recebe no palco a poderosa voz da dama do samba Alcione, promovendo um encontro de gerações, e uma das artistas mais versáteis da música brasileira, Ludmilla retorna ao Festival de Verão com a sua presença de palco inconfundível e o arsenal de hits que transitam entre funk, pop e rap.
O BaianaSystem promete um show explosivo, misturando as raízes da música nordestina com rock, rap e eletrônico, em uma fusão única que ganha ainda mais força com a participação dos fundadores do Planet Hemp, Marcelo D2 e BNegão.
Já o deep house e techno do DJ Alok promete levar o público a uma viagem sonora intensa, enquanto Pedro Sampaio, com sua fusão de funk e eletrônico, promete sacudir o evento com seus hits dançantes. Para os fãs de rock e R&B, Pitty convida ao palco a cantora revelação Melly, proporcionando uma colaboração inédita entre diferentes gerações da música brasileira.
“Os encontros seguirão marcando o FV, seja com a mistura de gerações, como SPC e Alcione, Pitty e Melly, ou na celebração dos 40 anos do axé com Luiz Caldas, Saulo, Daniela Mercury e Timbalada. Não faltarão momentos para balançar, como no show de Baiana System convidando Marcelo D2 e BNegão. E ainda teremos grandes nomes como Ivete, Ludmilla, Léo Santana, Bell, Pedro Sampaio e Alok, que apresentarão shows exclusivos. Serão dois dias inesquecíveis para quem ama o Festival de Verão”, resume o diretor artístico.
Momento Amstel traz a fusão dos sambas carioca e soteropolitano no encontro da Sambaiana com Diogo Nogueira
Além da programação diversa e multigeracional da programação princpal, o Festival de Verão vai presentear o público com outra novidade no domingo, 26 de janeiro. O Momento Amstel promove no Palco Ponte o intercâmbio do samba carioca com o soterpolitano no show especial da Sambaiana, grupo composto somente por mulheres, que convida ao palco o cantor Diogo Nogueira, um dos grandes nomes do gênero na atualidade. Com duração de 30 minutos, o repertório traz grandes sucessos do samba, numa apresentação cheia de energia que celebra em grande estilo o verão de Salvador.
Entre as músicas que o cantor irá interpretar com a banda, está o hit “Pé na Areia”, um hino que remete justamente às boas vibrações da estação mais quente do ano. O encontro entre o grupo, conhecido por sua pegada autêntica, e o carisma de uma das maiores vozes do samba brasileiro promete um show memorável.
O melhor da música made in Bahia no Palco Rua Atitude by Coke Studio
Oferecido pela Coca-Cola, o Palco Rua Atitude by Coke Studio levará ao FV 25 a energia autêntica dos ritmos que marcam o cenário musical da Bahia, com shows de Aila Menezes, Alee, Araketu, Cirilo Teclas, La Fúria, Oh Polêmico, Renanzinho CBX e Vina Calmon. Assinado em parceria com o programa Atitude, da Bahia FM, e com apresentação do radialista Peu Martins, o palco será o ponto de encontro para quem busca o melhor do pagode, axé, trap e outros estilos que representam a cultura popular local.
No sábado, quem abre a programação é o artista Oh Polêmico, conhecido por sua energia contagiante e presença marcante nos palcos. O clima de festa continua com o Araketu, banda icônica do axé que segue arrastando multidões com seus sucessos atemporais. Na sequência, o rapper Alee, nome que vem despontando na cena musical baiana, apresenta sua mistura de ritmos e letras envolventes. O encerramento do primeiro dia fica por conta de Renanzinho CBX, destaque entre os jovens com seu estilo único que conecta o pagode baiano às novas gerações.
Já no domingo, a banda La Fúria abre o dia com sua irreverência e energia contagiante, garantindo um início eletrizante para o público. Em seguida, Aila Menezes traz sua voz potente e um repertório recheado de mensagens de empoderamento. A cantora Vina Calmon, conhecida por sua passagem marcante à frente da Banda Cheiro de Amor, promete emocionar a plateia antes de ceder o lugar a Cirilo Teclas, projeto comandado pelo talentoso músico Cirilo, que mistura ritmos eletrônicos com influências da música baiana, encerrando o festival com uma performance vibrante e cheia de originalidade.
Grandes marcas apostam em ativações exclusivas e inovadoras
As parcerias com grandes marcas de diversos segmentos permitem ao Festival de Verão Salvador 2025 reforçar o seu maior valor: a conexão com o público. Para tanto, a Salvador Produções e a Bahia Eventos – através da consolidada parceria com a agência MCConnections, responsável pela gestão dos patrocínios – se uniram a um seleto grupo de empresas que compartilham os mesmos princípios e ideais com o objetivo de oferecer experiências únicas e memoráveis aos seus frequentadores.
“Pelo terceiro ano seguido, o Festival de Verão bate mais um recorde de receita em patrocínios. Com cerca de 20 marcas parceiras, entre nacionais, regionais e parceiros de mídia, o festival segue se consolidando como o maior evento do verão brasileiro e uma dos mais importantes festivais de música do país. Ouvir de diversos patrocinadores que o FV é um dos principais investimentos de suas marcas em projetos no Nordeste nos deixa imensamente felizes, pois reforça a relevância do projeto e a assertividade com o público e com as experiências propostas”, comenta Marcelo Campos, diretor de Parcerias & Patrocínios do Festival de Verão. “Conseguir realizar ativações que são tão presentes no eixo SP-RJ para a Bahia e para o Nordeste é uma grande satisfação. Sentimentos que estamos no caminho certo e com ainda mais trabalho para fazer nas próximas edições. Queremos trazer pra cá as experiências vistas nos grandes eventos em âmbito nacional e global. O apoio das marcas tem sido incondicional, elas vibram com o FV, no entanto que todas seguem renovando a presença no projeto.”
Mín. 26° Máx. 28°