Apostando no lançamento de conteúdos audiovisuais de artistas que movimentam a cena de Salvador ao longo do ano, o Ubaque Conteúdo Musical apresenta mais uma iniciativa de fortalecimento da agenda da música na cidade. O projeto sai do digital e ganha a rua na primeira edição do Festival Ubaque, que acontece nos dias 30 de novembro (sábado) e 1º de dezembro (domingo), às 15h, na Arena Jardim dos Namorados, com programação gratuita e aberta ao público - sujeito à lotação do espaço. O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Salvador e da Devassa.
Entre os nomes já confirmados para a festa, estão o rapper Vandal e os cantores Dja Luz, Letícia e Gibi. Ubaque Conteúdo Musical joga luz sobre a produção de uma safra de novos artistas da cidade, através da gravação de audiovisuais em pontos estratégicos. A iniciativa reúne a Join Entretenimento (dos empresários idealizadores do projeto, Camila Rebouças e Fábio Almeida), a Virgin Music — braço da Universal Music no lançamento de artistas da nova geração da música brasileira — e a Tha House Co, selo de música urbana.
“O Festival é mais uma página de um trabalho que tem dado resultados muito positivos para os artistas que integram o Ubaque. São cantores e compositores que vêm desenvolvendo seus trabalhos de maneira cada vez mais sólida e abrangente. O público vai poder ver ao vivo toda essa diversidade de gêneros musicais e, como é o objetivo principal do projeto, o conteúdo será lançado nas plataformas digitais e promovido digitalmente”, declara Camila Rebouças.
Além do Festival, o Ubaque já proporcionou aos artistas do selo a participação em ações como o Palco Rua do Festival de Verão 2024 e um trio elétrico no Carnaval de Salvador deste ano — o Trio Ubaque. Agora, o festival desponta como mais uma possibilidade de produção e divulgação de conteúdo para os artistas, já que tudo será gravado e lançado, aumentando o alcance de seus trabalhos e servindo ainda como um grande material de divulgação do show de cada artista.
A estreia do festival conta com o patrocínio da Devassa e da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura - iniciativa fundamental para a realização, explica Rebouças: “Com esse patrocínio, a Devassa e a Secretaria Municipal de Cultura seguem firmes no propósito de contribuir para o estímulo da produção musical da cidade e o incentivo aos jovens talentos. Realizar esse evento gratuito, movimentando a agenda e economia criativa da cidade, além de tornar possível que artistas tenham acesso a essa estrutura, só é possível graças ao apoio dessas entidades pública e privada que reconhecem a potência da música de Salvador”.
Vandal é um rapper baiano que acumula números expressivos em suas músicas. No Spotify, o artista ultrapassa os 4 milhões de plays em seus lançamentos populares na plataforma. O artista já colaborou com nomes como Baiana System, Melly, Hiran, Giovani Cidreira, além de ser um dos artistas que integra o disco “Sabotage 50”, em homenagem a um dos maiores rappers brasileiros, Sabotage.
Letícia cresceu ouvindo músicos como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Hoje também se inspira em sons como o da Baiana System e Gilsons. Mergulhando em obras de diferentes gerações, ela traz essa linguagem em sua musicalidade e espera que suas composições conquistem tanto a sua geração, quanto a geração que a inspirou. Ela também é artista gravada no Ubaque, com canções como “Nova Era” — veja em https://www.youtube.com/watch?
Unindo um time que conta com nomes de referência da cena musical na Bahia e no país, o cantor e compositor Gibi segue lançando faixas pelo Ubaque Conteúdo Musical. “Mudar de Vida” é uma canção autoral que, no lançamento especial, ganha produção assinada pelo músico Jaguar Andrade, o produtor musical e beat maker Monog e o produtor e DJ Felipe Poeta — ouça em https://www.youtube.com/@
Dja Luz é baiano, cantor, compositor, multi-instrumentista e faz parte de uma geração de músicos que busca se apropriar de sua cultura e estabelecer a ligação com a música contemporânea mundial em suas letras e fusões rítmicas. Utilizando a percussão em suas composições e apresentações, ele reforça sua origem e inspirações na música africana. Teve suas canções gravadas por grandes artistas baianos e nacionais, a exemplo de Natiruts, Lazzo Matumbi, Adão Negro, Filhos de Jorge e Margareth Menezes.
Festival Ubaque
Datas: 30 de novembro e 1º de dezembro, sábado e domingo
Horário: 15h
Local: Arena Jardim dos Namorados
Grátis
Mín. 25° Máx. 27°