Após uma edição histórica que reuniu mais de 52 mil afropunkers no Parque de Exposições de Salvador, o AFROPUNK Brasil confirma seu retorno à cidade em 2025. O festival que ano após ano reafirma seu lugar como um dos maiores eventos de celebração da cultura afro-diaspórica no mundo, promete uma nova edição ainda mais vibrante nos dias 08 e 09 de novembro.
E, para já dar o tom do que vem por aí, o evento confirma sua primeira atração: a artista britânica Jorja Smith. A cantora e compositora que é uma das principais vozes do R&B da nova geração tem uma paixão declarada pelo Brasil, e retorna com toda sua autenticidade ao país, para apresentar sua mescla de influências ao jazz, reggae e hip-hop. Em breve o festival anunciará novidades quanto a venda de ingressos e novas atrações. Acompanhe aqui.
Em 2019, Jorja Smith fez sua estreia no Brasil com um R&B elegante, covers aclamados e toques de Bossa Nova. De lá pra cá, a artista explorou diferentes aspectos de sua identidade musical e emocional com lançamentos como o EP Be Right Back (2021) e o seu segundo álbum de estúdio Falling or Flying (2023).
Agora, ela retorna ao país com toda a energia e discografia renovadas para vivenciar uma nova troca com o público brasileiro, com toda a potência singular de Salvador, no maior festival de cultura preta do mundo, no Brasil. “Será uma honra receber a Jorja no AFROPUNK Brasil, não só pelo impacto e sensibilidade de sua música, mas pela forma como ela representa toda uma nova geração de artistas que se apresentam de peito aberto, com coragem e autenticidade.
Sua presença reforça muito o que o festival acredita e busca trazer em sua curadoria a cada edição, será um momento de reconexão com o público brasileiro para amplificar esta celebração de resistência, beleza e identidade que é o AFROPUNK Brasil”, afirma Potyra Lavor, investidora do AFROPUNK no Brasil e CEO da IDW Entretenimento – agência full service do AFROPUNK no país.
A presença da artista britânica reforça também o papel do festival como encontro central de gerações e nacionalidades, com enfoque na cultura afro-diaspórica. Em sua mais recente e quarta edição, que fez história no último final de semana, o AFROPUNK reuniu nomes como a Rainha do Neo-Soul Erykah Badu e a voz aveludada da britânica Lianne La Havas, que se juntaram a um line-up afiado com artistas como Jorge Aragão, Leo Santana, Planet Hemp, Duquesa, Melly, Ebony, Mateus Fazeno Rock, Silvanno Salles e Timbalada – além de apresentações especiais como “Ilê Aiyê convida Virginia Rodrigues”, “Irmãs de Pau e Evylin”, “Fat Family canta Tim Maia” e “Larissa Luz convida Edcity”.
"Para esta quinta edição do AFROPUNK, o público pode esperar muitas novidades e surpresas! Estamos em constante ampliação, com enfoque em inovações, mas nosso compromisso em realizar um evento de maneira acessível e inclusiva segue firme. Queremos que cada edição reflita tanto o que há de mais novo na música e na cultura quanto a essência de uma experiência verdadeiramente imersiva, onde todos possam se sentir representados, conectados e inspirados”, completa Ana Amélia Nunes, diretora de comunicação e sócia da IDW Entretenimento – agência full service do AFROPUNK no país.
Em breve o AFROPUNK Brasil 2025 retorna com novidades e detalhes de sua quinta edição. Até lá, o público poderá ainda conferir a segunda parada do evento itinerante AFROPUNK Experience – uma pílula da experiência afropunker que acontece anualmente em Salvador. O novo evento chega a São Paulo no próximo dia 14 de dezembro, no Parque Villa-Lobos, com um leque de apresentações como: Anelis Assumpção canta Legalize It, Rachel Reis, Yago Oproprio e as atrações internacionais, pela primeira vez no Brasil: Doechii e Amaarae.
AFROPUNK Brasil 2025
Datas: 08 e 09 de novembro de 2025
Local: Parque de Exposições de Salvador
Mais informações em breve.
AFROPUNK Experience São Paulo 2024
Data: 14 de dezembro
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros, São Paulo
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/
Mín. 25° Máx. 27°