Sexta, 13 de Dezembro de 2024
26°

Tempo nublado

Salvador, BA

Entretenimento Entretenimento:

Festival de Lençóis comemora 25 anos de existência e apoia campanha Bahia contra o Fogo

Entre 10 e 12 de outubro, 21ª edição do evento reúne arte e sustentabilidade em tributo à pluralidade musical brasileira e à biodiversidade da Chapada Diamantina

07/10/2024 às 10h30 Atualizada em 07/10/2024 às 10h33
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, o 21º Festival de Lençóis transforma a charmosa cidade no coração da Chapada Diamantina no mais tradicional palco de experiências sonoras cercado por belezas naturais exuberantes. No auge dos seus 25 anos de existência, o evento - que teve a sua primeira edição em 1999 -  celebra a diversidade musical e antecipa as comemorações pelos 40 anos da Axé Music com atrações que vão de Daniela Mercury a Marcelo Falcão.

Como já vem acontecendo em edições sucessivas, o Festival de Lençóis renova seu apoio à campanha Bahia contra o Fogo e desenvolve ações de promoção ao turismo responsável, com iniciativas de prevenção, combate e monitoramento a incêndios na região. O foco está na conscientização do público do festival para que assuma uma atitude de compromisso com a preservação do ecossistema local.

Além da rainha do Axé Music, Daniela Mercury, e do eterno Rappa, Marcelo Falcão, estão confirmados nomes como Jau e o grupo Sambaiana, liderado pela cantora Ju Moraes. Num momento esperado de celebração à quarentona Axé Music, sobem ao palco juntos Luciano Calazans, Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo Santana para homenagear esse movimento musical que revolucionou a música da Bahia ao se espalhar pelo Brasil e pelo mundo.

A artista revelação baiana Melly, que passeia do ijexá ao pop e R&B, e a eclética artista e compositora Samantha Tosto também são atrações que prometem movimentar a plateia. Em outro momento especial, educação e ancestralidade se encontram na Aula Espetáculo da Família Grãos de Luz e Griô. A Pedagogia Griô traz como referência os contadores de histórias das comunidades africanas, que utilizam da forma oral para manter seu legado vivo. 

O Festival de Lençóis ainda conta com o reggae da banda local Zion, a harmonia do Duo Nalú, casal formado pela violonista Natália Cunha e o trombonista Luiz Fagner, e a Philarmônica Lyra Popular de Lençóis, umas das entidades mais antigas e vivas da cidade.

O Festival de Lençóis é uma realização da Pau Viola Cultura e Entretenimento com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV) Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Bahiagás e Governo do Estado da Bahia através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio da Rádio A Tarde FM, Portal de Lençóis e da Prefeitura Municipal de Lençóis.

Na edição de 2024, o evento comemora o marco de completar 25 anos movimentando a economia local e transformando Lençóis num paraíso musical, onde acontece a conexão perfeita entre arte e natureza.

 

21º Festival de Lençóis

Quando: 10, 11 e 12 de outubro

Onde: Lençóis - Chapada Diamantina, BA

Instagram: @festivaldelencois

Aberto ao público

 

PROGRAMAÇÃO:

QUINTA-FEIRA (10/10)

19h: Filarmônicas

20h20: Samantha Tosto

21h45: Homenagem aos 40 anos do Axé Music - Luciano Calazans convida Ricardo Chaves, Márcia Freire e Gerônimo

00h: Sambaiana

 

SEXTA-FEIRA (11/10)

19h: Família Grãos de Luz e Griô

20h20: Duo Nalú

21h45: Marcelo Falcão

00h: Jau

 

SÁBADO (12/10)

19h: Marcel Jaques

20h20: Melly

21h45: Daniela Mercury

00h: Banda Zion

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.