Brechó, Feira Solidária e reciclagem. O que isso tem a ver com a igreja? Tudo. A encíclica “Laudato Si” (Louvado Sejas), publicada pelo Papa Francisco em maio de 2015 tem uma mensagem muito clara a respeito do meio ambiente e da preservação do nosso planeta, a nossa “casa comum”. Ao longo de suas mais de 190 páginas, Francisco diz “tudo está conectado”. O ser humano não está dissociado da Terra ou da natureza, eles são partes de um mesmo todo. Dentro dessa premissa, a Paróquia Ascensão do Senhor, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, atua em prol da proteção do meio ambiente e mobiliza toda comunidade a ter atitudes voltada ao consumo consciente e ao pós-consumo.
Entre as ações está a coleta seletiva de resíduos sólidos, que inclui a doação de materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, destinados a cooperativas de reciclagem da região. Além disso, a paróquia organiza campanhas de conscientização para a comunidade, incentivando a redução do desperdício e o reaproveitamento de produtos, como roupas, sapatos, acessórios e brinquedos através do Brechó do Bem. No brechó são comercializadas peças de vestuário masculino, feminino e infantil, estimulando a economia circular. São artigos seminovos que geram renda para as atividades do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, através do qual a paróquia atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e suas famílias, além do acolhimento aos imigrantes e refugiados, através da Pastoral do Migrante.
A Paróquia Ascensão do Senhor também realiza, por meio das atividades do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, que funciona nas próprias dependências da igreja, oficinas de reciclagem e artesanato, capacitando a comunidade para transformar resíduos em novos produtos, como objetos de decoração, fomentando a criatividade e gerando renda para famílias em situação de vulnerabilidade. Um desses exemplos foi a realização da oficina de macramê com os jovens que fazem parte do Coral Aponte, mantido pela paróquia.
Economia de Francisco
De acordo com o padre Manoel Filho, pároco da Ascensão do Senhor, é preciso construir uma economia mais justa, inclusiva e sustentável, baseada nos valores da fraternidade, solidariedade e no cuidado com o meio ambiente em contraste com os modelos econômicos dominantes que promovem o consumismo e a exploração desenfreada de recursos. “Em 2019, no evento internacional Economia de Francisco, o Papa chamou os jovens economistas, empreendedores e ativistas de todo mundo a repensarem e transformarem o sistema econômico global, inspirado pelos princípios franciscanos de justiça social e ecológica. Isso é o que tentamos replicar em nossa paróquia”, afirma.
Além dessas iniciativas, uma vez por mês a paróquia promove a Feira Solidária, através da qual, artesãs e artesãos da comunidade podem expor e comercializar seus produtos. A Feira acontece no pátio externo da Igreja Ascensão do Senhor (CAB), nos intervalos das missas das 9h e das 11h. Reúne cerca de 30 participantes, que expõem os mais diversos produtos como comidas típicas, bijuterias, roupas, sapatos e artigos de decoração em geral.
Mín. 25° Máx. 26°