Domingo, 15 de Setembro de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cultura #Viva Salvador:

FGM prorroga inscrições do edital Capoeira Viva nas Escolas

As iniciativas apresentadas deverão prever aulas teóricas e práticas sobre movimentos, toques, cantigas, e composição de músicas, oficina de confecção de instrumento, maculelê, puxada de rede e samba de roda, expressões artístico-culturais vinculadas à Capoeira e à História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras.

03/08/2024 às 19h04
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Os interessados em participar do edital Capoeira Viva nas Escolas ganharam um novo prazo: as inscrições foram prorrogadas até a sexta-feira (2). As propostas devem ser apresentadas através do link https://fgm.salvador.ba.gov.br/edital-capoeira-viva-nas-escolas/.
 
Realizada pela Fundação Gregório de Mattos e a Secretaria Municipal de Educação, a chamada tem o objetivo de apoiar propostas apresentadas por mestres, contramestres, professores e instrutores de capoeira, representados por Microempreendedores Individuais (MEI), certificados para atividades do campo da Cultura e atuantes no segmento da Capoeira. Também podem participar instituições de direito privado, sem fins lucrativos e com finalidade cultural declarada em estatuto social, que desenvolvam iniciativas, projetos e ações relacionadas à Capoeira nas diversas modalidades, em conformidade com as disposições da Lei Municipal 9.072/2016.
 
Os proponentes devem ser domiciliados ou sediados no município do Salvador há dois anos, pelo menos, responsáveis pelo desenvolvimento de iniciativas, projetos e ações relacionadas à Capoeira, nas diversas modalidades, de acordo com a legislação em vigor. Será investido R$1,2 milhão no total em propostas, sendo que cada projeto aprovado receberá um um apoio financeiro no valor de R$ 50 mil.
 
As iniciativas serão desenvolvidas em 24 escolas públicas municipais de Salvador, com previsão de atender dez Gerências Regionais da Secretaria Municipal de Educação (Smed), nos territórios Cabula, Cajazeiras, Centro, Itapuã, Cidade Baixa/Liberdade, Orla, Pirajá, São Caetano, Subúrbio I e Subúrbio II. Cerca de 5 mil estudantes, distribuídos em 160 turmas, deverão ser diretamente beneficiados, sendo 4,4 mil com idade entre 6 e 17 anos, pertencentes ao Ensino Fundamental, além de 600 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
As iniciativas apresentadas deverão prever aulas teóricas e práticas sobre movimentos, toques, cantigas, e composição de músicas, oficina de confecção de instrumento, maculelê, puxada de rede e samba de roda, expressões artístico-culturais vinculadas à Capoeira e à História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras. As ações devem ser desenvolvidas e executadas no ambiente escolar no período de setembro de 2024 a fevereiro de 2025, tanto para alunos matriculados quanto para os membros da comunidade local. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail capoeiranasescolas@salvador.ba.gov.br .
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.