Domingo, 15 de Setembro de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Desenvolvimento Social #Viva Salvador:

Treinar para Empregar forma nova turma de montadores de sistemas fotovoltaicos

Mercado promissor – Presente na cerimônia de entrega dos certificados, o professor Omar Assis Nascimento ressaltou o potencial do mercado de energia solar, destacando que a Bahia está em segundo lugar em geração distribuída e que a demanda por energia solar continua a crescer, gerando empregos e serviços.

03/08/2024 às 08h42
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Uma cerimônia realizada no Mercado São Miguel, na tarde da segunda-feira (29), marcou a formação de uma nova turma do curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos, oferecido dentro do programa Treinar para Empregar. A qualificação profissional é fornecida gratuitamente pela Prefeitura de Salvador, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) e de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).
 
De acordo com o titular da Secis, Ivan Euler, desde o início da realização do curso, em 2021, mais de 200 alunos já foram certificados. "Pretendemos formar mais 300 até o final deste ano. O crescimento da demanda por energia solar e a qualidade do curso, garantem uma alta taxa de empregabilidade dos alunos certificados, quase 90%", calculou o secretário.
 
A supervisora de Qualificação da Semdec, Sinara Batista, ressaltou que o curso é voltado tanto para pessoas sem experiência quanto para aquelas que buscam se reinserir no mercado de trabalho. "A faixa etária também é ampla, vai dos mais jovens aos mais velhos; não temos limitação de idade. Então, é aberto a toda a população de Salvador, para que todos possam se qualificar e se colocar no mercado de trabalho. Na prática, os alunos têm aulas teóricas e práticas: fazem vistorias em campo e visitas a empresas da área de energia solar", explicou.
 
"Eles vão para a sala de aula e veem na prática como funciona. Fazem também visitas a universidades e instalações de energia fotovoltaica, tendo contato direto com todo o material que vão trabalhar no dia a dia. É um curso muito dinâmico, com parte teórica, mas muita parte prática também", acrescentou a supervisora.
 
Mercado promissor – Presente na cerimônia de entrega dos certificados, o professor Omar Assis Nascimento ressaltou o potencial do mercado de energia solar, destacando que a Bahia está em segundo lugar em geração distribuída e que a demanda por energia solar continua a crescer, gerando empregos e serviços.
 
"Eu costumo dizer que o mercado de energia solar é poderoso. O interessante hoje é que as pessoas podem gerar a sua própria energia dentro de casa, e consequentemente isso gera demanda por emprego e serviços, alimentando o setor. Então, a nossa ideia é formar esses profissionais para esse mercado, que ainda é carente hoje, mesmo com o avanço das tecnologias", pontuou.
 
Entre os formandos estava Jorge Luiz dos Santos, de 62 anos, cozinheiro e morador do bairro da Praia do Flamengo. Ele relatou que possui em casa um sistema fotovoltaico, instalado há quatro anos, e que não conhecia totalmente os benefícios da tecnologia.
 
"Através desse curso, tive a oportunidade de aprender e concluir com uma carga horária muito boa. Com as aulas e algumas visitas a empresas, estou vendo uma oportunidade de entrar na área de vendas, para comercializar placas solares. Já estou me preparando para fazer o próximo treinamento em vendas de sistemas fotovoltaicos. Acho um mercado promissor, porque há pouquíssimas pessoas com essa especialidade, e vi uma oportunidade de complementar minha renda", completou Santos.
 
Os interessados em participar do curso podem acessar o site do Treinar para Empregar (https://treinarparaempregar.salvador.ba.gov.br/) para obter mais informações.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.