A 11ª edição da Semana do Bebê de Salvador será iniciada nesta segunda-feira (5), das 13h às 17h, no Jardim Botânico de Salvador, situado na Avenida São Rafael, s/n, bairro de São Marcos. Com o tema “Primeira Infância e Meio Ambiente: Proteja o Bebê e a Natureza que ele vai ter”, a programação se estende até o próximo dia 11, trazendo discussões e palestras com especialistas sobre diversas temáticas relacionadas à vida das crianças de 0 a 6 anos e familiares.
O espetáculo “O menino vadio na floresta”, do Coral Infantil da Hora da Criança, dará as boas-vindas ao público que comparecer a abertura do evento. Logo após a entrega dos kits, às 14h30, será realizado o pronunciamento das autoridades e palestrantes.
Além da secretária da SPMJ, compõem a mesa de abertura a chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Bahia, Helena Oliveira, os secretários municipais Júnior Magalhães, da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); Alexandre Reis, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Thiago Dantas, da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Também estarão presentes a coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi) da Secretaria Municipal de Governo de Salvador (Segov), Simone Café; a coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Climática da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), Maristela Souza; e representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maternidade Tsylla Balbino e do Instituto Aliança.
O primeiro debate girará em torno do tema "Inclusão das crianças no processo de cultivo de horta para melhoria do seu próprio alimento, contribuindo para proteção e manutenção do meio ambiente, que será abordado por professores da Universidade Federal da Bahia. A programação segue com a explanação da mesa 2 que versa sobre a temática "A influência do contato com a natureza e a qualidade do sono infantil", sob o olhar e considerações da enfermeira da SPMJ, Viviane Lessa.
A última explanação da programação de abertura será sobre o tema "Amamentação e Natureza", que será abordado por profissionais da área técnica da secretaria municipal de saúde. A cantora Bárbara Leoa se apresentará na área externa do Jardim Botânico de Salvador, finalizando as atividades de abertura.
Esforço conjunto – O ciclo de debates promovido em todo o Brasil é uma das diretrizes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na capital baiana, o evento é organizado pela Prefeitura de Salvador, em colaboração com outras entidades envolvidas com a temática. De acordo com a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, a Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social na primeira infância.
"Salvador segue para sua 11ª edição sempre trazendo debates importantes. O objetivo maior desse projeto é dar atenção adequada as crianças até 6 anos de idade, focando nessa primeira infância, fortalecendo a ideia do direito ao desenvolvimento infantil. O tema se fortalece na agenda da nossa cidade, entendendo que precisamos atender as nossas crianças no momento mais delicado da construção psicossocial delas", frisa.
A gestora reforça a transversalidade entre as secretarias municipais com intuito de tornar as políticas públicas cada vez mais abrangentes. "São muitos aspectos relacionados à educação infantil que passam pela importância do fortalecimento de vínculos entre as famílias e o estímulo propositivo desse bebê, por meio de várias atividades. Nosso trabalho é integrado e intercelular, envolvendo o poder público, sociedade civil, as escolas e os segmentos de saúde. Com todos os órgãos focados, a gente consegue fortalecer cada vez mais esse movimento de dar melhor qualidade de vida às nossas crianças, especialmente na primeira infância", completa.