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FGM abre inscrições para Edital Jaime Sodré – Ano III

Serão contemplados pelo menos 20 projetos, distribuídos da seguinte forma: quatro receberão R$200 mil, oito receberão R$100 mil, e mais oito projetos serão apoiados com R$100 mil, divididos entre as categorias de terreiros ou bens tombados.

11/07/2024 às 03h55
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
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Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) está com inscrições abertas para a terceira edição do Edital Jaime Sodré de Patrimônio Cultural em Salvador. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de agosto, no link https://fgm.salvador.ba.gov.br/edital-jaime-sodre-3/.
 
Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, microempreendedores individuais (MEI) e pessoas jurídicas de direito privado, residentes de Salvador há pelo menos dois anos. O edital é baseado na Lei Federal nº 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB) e oferece apoio financeiro a propostas que visem ações de preservação, fortalecimento e valorização de patrimônios materiais e imateriais reconhecidos como culturais por instâncias federais, estaduais ou municipais.
 
Serão contemplados pelo menos 20 projetos, distribuídos da seguinte forma: quatro receberão R$200 mil, oito receberão R$100 mil, e mais oito projetos serão apoiados com R$100 mil, divididos entre as categorias de terreiros ou bens tombados.
 
O gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Vagner Rocha, explica que o objetivo do edital é reconhecer e valorizar as manifestações culturais, festas e celebrações como um patrimônio rico que contribui para a identidade e história dos soteropolitanos e baianos.
 
"Buscamos fortalecer a educação patrimonial, promovendo o sentimento de pertencimento e o conhecimento da história local. Integrar esse patrimônio à sociedade civil é fundamental, fomentando o diálogo, proporcionando acesso público e prevenindo vandalismo. Compreender nosso passado é essencial para um futuro sustentável e inclusivo", complementa.
 
Documentação – No ato da inscrição, é necessário apresentar RG, CNPJ (para microempreendedores individuais - MEIs), comprovante de residência, currículo ou portfólio cultural, planilha orçamentária e, quando aplicável, ato de tombamento, declaração, carta de anuência e relatório fotográfico dos danos da propriedade. Cada participante pode inscrever apenas uma proposta – em caso de múltiplas inscrições, será considerada apenas a última.
 
As propostas serão avaliadas por uma Comissão de Avaliação de Mérito, composta por representantes da sociedade civil com experiência em análise e gestão de projetos culturais, além de servidores da FGM. Serão considerados critérios como viabilidade técnica e orçamentária do plano de trabalho, impactos socioculturais e econômicos locais, e acessibilidade do projeto. A lista das propostas aprovadas será divulgada no Diário Oficial do Município (DOM), no endereço www.dom.salvador.ba.gov.br, em até 15 dias úteis após o encerramento das inscrições.
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