Domingo, 21 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Entretenimento #Viva Salvador:

Salvador lança Calendário de Turismo Esportivo com 16 grandes eventos até abril de 2025

Presidente da Saltur, Isaac Edington disse que Salvador começou a apostar no Calendário de Turismo Esportivo em 2023, sendo a experiência um sucesso. A expectativa para este ano é atrair de 30 a 40 mil turistas para participarem dos eventos. Além disso, outros eventos devem ser incorporados.

05/07/2024 às 02h03
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Valter Pontes/ Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Valter Pontes/ Secom PMS
Para alavancar o número de visitantes na capital baiana e, consequentemente, a economia da cidade, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (19), pelo segundo ano, o Calendário de Turismo Esportivo de Salvador. A programação, que vai de julho deste ano até abril de 2025, conta com pelo menos 16 eventos esportivos de grande porte para atrair atletas amadores e profissionais de modalidades como natação, corrida, ciclismo, triatlo, canoagem e outras.
 
O calendário foi apresentado pelo prefeito Bruno Reis e por Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), em coletiva de imprensa no UCI Orient, no Shopping da Bahia. A ideia é oferecer mais atrativos aos turistas, que já vêm a Salvador pelas belezas naturais, pela efervescência cultural e suas grandes festas populares, além da religiosidade, gastronomia e patrimônio histórico, pelos quais a capital baiana é mundialmente famosa.
 
Bruno Reis afirmou que, ao divulgar o calendário antecipadamente, fica mais fácil para que os atletas do Brasil e de fora do país possam se organizar para vir. “Nós temos aqui competições que são regionais, nacionais e até competições internacionais, que nós atraímos aqui para Salvador para fazer parte desse calendário. Com isso, ganha o turismo da nossa cidade, porque traz milhares de visitantes. Todo atleta vem com sua família, sua equipe, seu staff e acaba com isso consumindo os nossos serviços”, disse.
 
O prefeito disse que a gestão trabalha para criar eventos que movimentem a cidade o ano inteiro, principalmente o período de baixa estação. “Para que a gente possa ter 52 semanas sempre movimentadas, seja por eventos esportivos, eventos de negócios no Centro de Convenções, turismo religioso, turismo de sol e praia, seja por grandes eventos que a cidade já realiza e que já fazem parte do nosso calendário anual”, afirmou.
 
Presidente da Saltur, Isaac Edington disse que Salvador começou a apostar no Calendário de Turismo Esportivo em 2023, sendo a experiência um sucesso. A expectativa para este ano é atrair de 30 a 40 mil turistas para participarem dos eventos. Além disso, outros eventos devem ser incorporados.
 
“Estamos nos posicionando não só como a cidade da música, do Carnaval, do verão, das festas populares, mas também como um destino importante para o turismo esportivo. É um setor que movimenta bilhões de reais no mundo inteiro e nós estamos muito empenhados em promover Salvador neste mercado”, afirmou Isaac Edington.
 
Segundo ele, o potencial natural para isso Salvador já tem graças à sua bela orla, à Baía de Todos-os-Santos, às suas praias e outras belezas naturais para quem gosta de praticar esporte ao ar livre. “Há um movimento muito forte no mundo inteiro de que cada vez mais pessoas estão se deslocando de suas cidades para participarem de competições de rua. Por isso, nós temos hoje o nosso triatlo, a nossa maratona e estamos investindo em outras modalidades, como a natação de águas abertas”, afirmou.
 
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) aponta que 363,6 mil turistas brasileiros viajam tendo como principal motivação praticar ou assistir a esportes. Já o Perfil de Demanda Turística Internacional, estudo realizado pelo Ministério do Turismo, aponta que 2,4% dos turistas estrangeiros que vieram ao país por lazer tiveram motivações relacionadas ao esporte.
 
A Organização Mundial do Turismo (OMT) indica que o setor atingirá em 2024 níveis de atividade do pré-pandemia. A alta é impulsionada por uma série de fatores, entre eles, a realização de eventos esportivos, conforme levantamento da Collinson, que administra cerca de 1,5 mil salas VIP em mais de 650 aeroportos no mundo. A empresa, que é dona da Priority Pass e do Lounge Key, estima que até 2030 o turismo esportivo global deve movimentar 1,8 trilhão de dólares.
 
Confira o Calendário de Turismo Esportivo:
 
Ultramaratona da Independência: 1° de julho de 2024
 
Seja na Categoria Solo ou em Equipes (Duplas, Quartetos ou Sextetos), os atletas deverão aliar resistência e estratégia para correr a maior distância possível ao longo das 12 horas de prova. A Ultramaratona segue para a sua terceira edição em 2024. Ela é realizada pela Prefeitura de Salvador em homenagem à Independência do Brasil na Bahia.
 
Tri On Camp – 12 a 14 de julho
 
Uma experiência exclusiva que faz o atleta melhorar o desempenho no Triathlon. Aprenda com os melhores em uma imersão completa desde a teoria até a prática. Abordando corrida, natação e ciclismo numa experiência única. Palestras, sessões práticas e orientações técnicas para atingir o melhor da biodinâmica, técnicas de natação em águas abertas e estratégias de corrida e ciclismo A programação conta com as práticas em circuitos no mar, corrida e ciclismo com objetivo de fazer os alunos aplicarem na prática o aprendizado.
 
Maratona Salvador – 22 de setembro de 2024
 
A 6° edição da Maratona Salvador está preparada para receber 8 mil atletas vindos de mais de 300 cidades do Brasil. Com provas de 5 km, 10 km, 21 km (meia-maratona) e 42 km (maratona), os atletas contarão com uma mega estrutura de prova, além de uma área de lazer com muita música. A Maratona Salvador é certificada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e está inserida no calendário nacional de corrida de rua do país, ou seja, ela também agrega em pontuação para atletas de alta performance.
 
Desafio Faróis – 19 de outubro de 2024
 
Novo evento dentro do calendário oficial da cidade, a competição promete atrair participantes de diversas regiões do Brasil e da América do Sul. Espera-se a inscrição de 400 atletas e um total de 1 mil pessoas, incluindo amigos e familiares dos competidores, que estarão presentes para prestigiar essa grande festa esportiva. A prova contará com cinco modalidades desafiadoras: canoa havaiana, surfski, paddleboard, caiaque oceânico e stand up paddle. Os atletas irão competir em uma das mais belas praias do Brasil, a orla de Salvador, que oferece uma combinação única de segurança e beleza, graças à sua geografia privilegiada. Com a largada da prova na icônica Praia de Itapuã, os competidores percorrerão um trajeto deslumbrante até a chegada na Praia do Porto da Barra.
 
Intermed Bahia – 7 a 12 de outubro
 
Um dos maiores eventos poliesportivos, artísticos e festivos de atléticas do Norte e Nordeste deve contar com 1,8 mil atletas de medicina da Bahia para as competições, que englobam futsal, handebol, vôlei, basquete, xadrez, tênis de mesa, cheerleading, pôker, jiu-jitsu e natação. São, ao todo, 25 faculdades e 13 modalidades. Nas arenas a expectativa é de um público de 4.500 pessoas por dia.
 
Tri On Salvador – 1° de dezembro
 
O evento vai reunir, nesta 2° edição, cerca de 500 atletas de todo o Brasil. No último ano, a competição aconteceu com largada do Distrito Naval, no Comércio, e percurso na Baía de Todos os Santos, contando com três provas distintas: Super Sprint – 250 m a 500 m nadando, 6,5 km a 13 km no ciclismo e 1,5 km a 2 km de corrida; Sprint - 750 m nadando, 20 km no ciclismo e 5 km de corrida; e Standard – 1,5 km nadando, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida. Para esse ano a organização do Tri On está fechando os últimos detalhes sobre a prova.
 
Travessia Itaparica-Salvador - 21 a 22 de dezembro
 
A Travessia Itaparica-Salvador é a prova oficial do campeonato baiano de águas abertas e integra o calendário esportivo da Prefeitura de Salvador, sendo um dos mais importantes desafios do país. Acontece em dezembro após onze etapas seletivas do concorrido campeonato baiano, onde apenas 200, dos quase mil atletas, estarão aptos a participar. Com largada na Praia de Gameleira em Itaparica e chegada no Porto da Barra, os atletas irão percorrer 12 km entre a ilha e o continente num desafio que, literalmente, para o tráfego de embarcações na segunda maior baía do mundo.
 
Copa Bahia Internacional de Águas Abertas – Praia de Inema – 5 a 8 de dezembro
 
A Competição é uma promoção da CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - em conjunto com a FBDA - Federação Baiana de Desportos Aquáticos - e vai reunir os maiores nomes do esporte do Brasil e convidados de mais de 10 países. Com provas de 2,5km, 5km, 7,5km e 10km nos dias 5 a 8 de dezembro, a expectativa é ter mais de 1 mil atletas competindo. Na ocasião, serão disputadas também as finais do campeonato brasileiro, além da prova por seleções nacionais.
 
Corrida Sagrada – 16 de janeiro de 2025
 
O evento acontece dentro de uma das maiores festas religiosas do Brasil: a Lavagem do Bonfim. Com largada na Igreja da Conceição da Praia e chegada na Colina do Bonfim, em uma distância única de 6,8 Km.
 
Triathlon Copa Nordeste – 23 de março de 2015
 
A capital baiana ganha mais um evento de peso para ampliar o seu Calendário de Turismo Esportivo. A Copa Nordeste de Triathlon terá início no mês de maio, mas será realizada também nas cidades de Olinda, Maceió, João Pessoa e Aracaju. A competição, realizada pela Esporte Mundo e conta com parceria da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), surge com o objetivo de testar a resistência dos atletas e criar um Ranking Regional, destacando os melhores triatletas do Nordeste. A iniciativa busca fortalecer a modalidade na região, proporcionando uma plataforma para os atletas elevarem seu desempenho e visibilidade.
 
Salvador10Milhas: 30 de março de 2024
 
O evento acontece há seis anos. São duas largadas simultâneas, de 10 milhas (16,2 km), saindo do Rio Vermelho, e outra largada com saída da Cidade Baixa, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com percurso de 5 milhas (8,1 km). A expectativa é que a próxima edição do Salvador 10 Milhas conte com cerca de 3 mil atletas.
 
OceanMan: 29 e 30 de março de 2024
 
Destinada a nadadores amadores, a Ocean foi criada na Espanha e carrega atletas vindos de 16 diferentes países, e aqui terá como palco a Baía de Todos os Santos. Salvador é a única cidade brasileira a receber a competição. Assim, se junta às cidades de Lima (Peru), Phuket (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes), Ayia Napa (Chipre), Galápagos (Equador), Baía de Soma (Egito), Yucután (México), Ibiza (Espanha), Palermo (Itália), Madeira (Portugal), San Andrés (Colômbia) e Rendang (Malásia).
 
Triton World Series: 6 de abril de 2024
 
É uma competição internacional de triatlo. Em maio, foi realizada a primeira etapa em Lisboa do Triton 1. Salvador vai receber a primeira etapa do Triton 1 no Brasil. O evento será realizado na orla e terá três modalidades separadas, com natação, ciclismo e corrida.
 
Eventos de esporte náutico
 
Regata Aratu-Maragojipe 55 anos - 23 e 24 de agosto
 
47ª Regata da Primavera - 12 de outubro
 
Rally Náutico Salvador-Recife 2024 - 11 de setembro
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.