Domingo, 21 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Desenvolvimento Social #Viva Salvador:

Salvador é destaque no Congresso Mundial do ICLEI e Pacto Global Pelo Clima e Energia

Comprometimento – O ICLEI, que acontece a cada três anos, reúne uma rede de cidades comprometidas com a ação climática, com o objetivo de mostrar como os governos locais e regionais estão promovendo o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo. O congresso reúne diversos atores estratégicos, como lideranças políticas, o setor privado, entre outros.

26/06/2024 às 07h00
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.
A capital baiana foi destaque em dois eventos globais, o Congresso Mundial do ICLEI e o Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas Pelo Clima e a Energia (GCoM), realizados entre os dias 18 e 21 de junho, em São Paulo. No congresso, Salvador recebeu a premiação na categoria “Cidades Emblemáticas: Sessão Projetos Verdes”, com o projeto-piloto “Rede de Saúde Sem Danos”.
 
A iniciativa propôs intervenções de infraestrutura, administrativa e comportamental em Unidades Básicas de Saúde selecionadas. Os principais objetivos incluem melhorar a eficiência energética e hídrica das unidades de saúde, adotar medidas administrativas para melhorar a qualidade do atendimento e reduzir o impacto ambiental, além de conscientizar os colaboradores e usuários.
 
Já na Reunião do Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas Pelo Clima e a Energia (GCoM), a capital foi certificada com a medalha de Mitigação, Adaptação e Conformidade, em reconhecimento ao progresso significativo da cidade no enfrentamento das mudanças climáticas. Representando o prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos afirmou que é um orgulho para a cidade ser destaque mundialmente através de políticas efetivas na área da sustentabilidade e equidade.
 
“Com este reconhecimento, reafirmamos nosso compromisso com políticas e ações que não apenas mitigam os efeitos das mudanças climáticas, mas também fortalecem nossa resiliência diante de desafios ambientais. A cidade tem implementado medidas inovadoras e estratégias integradas para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, proteger o meio ambiente para as gerações futuras e fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável e a equidade de gênero. As duas premiações mostram que Salvador está no caminho certo, construindo o desenvolvimento ambiental aliado com o social”, declarou a gestora.
 
Também presente na ocasião, o secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, declarou que Salvador se consolida cada vez mais como uma cidade da linha de frente na questão da sustentabilidade. “Desde o surgimento da Secis, em 2013, temos caminhado sempre na vanguarda deste tema, e essa premiação atesta isso uma vez mais. Nosso diferencial é pensar a sustentabilidade como uma questão transversal. Nesse projeto premiado, por exemplo, estamos tratando de intervenções sustentáveis voltadas para a área da saúde, mas temos também projetos aplicados em parceria com a educação, mobilidade e muito mais”, afirmou o secretário.
 
Participaram ainda do encontro do ICLEI a chefe do Escritório de Cooperação Internacional, Nathalia Peixoto, e o diretor-geral da Defesa Civil da capital baiana (Codesal), Sosthenes Macêdo. O gestor ressaltou que a medalha de Mitigação, Adaptação e Conformidade é fruto do trabalho árduo e da visão de longo prazo da cidade na promoção de um presente e futuro mais sustentável.
 
“Avançamos muito em medidas de proteção à vida e na reconstrução da Defesa Civil de Salvador, que hoje age com ações preventivas, programas de capacitação, incluindo a participação da comunidade na mitigação de desastres naturais. Somos referência em políticas da defesa civil e resiliência”, declarou Macêdo.
 
Mulheres – Como parte da programação, a vice-prefeita Ana Paula Matos e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, estiveram presentes no Encontro de Líderes Mulheres do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. A mesa reuniu pesquisadores, profissionais da área urbana e ambiental, autoridades nacionais e internacionais, buscando debater o avanço do desenvolvimento urbano sustentável e na adaptação equitativa aos desafios locais e regionais.
 
“A sustentabilidade é um conceito amplo que abrange aspectos ambientais, sociais e econômicos. Para alcançar um futuro verdadeiramente sustentável, é essencial considerar a perspectiva das mulheres, reconhecendo seu papel vital na promoção de práticas sustentáveis e garantindo que suas necessidades e contribuições sejam plenamente valorizadas”, enfatizou Fernanda.
 
Comprometimento – O ICLEI, que acontece a cada três anos, reúne uma rede de cidades comprometidas com a ação climática, com o objetivo de mostrar como os governos locais e regionais estão promovendo o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo. O congresso reúne diversos atores estratégicos, como lideranças políticas, o setor privado, entre outros.
 
Salvador é membro integrante do ICLEI desde 2017, tendo obtido apoio técnico em uma série de atividades e capacitações, incluindo a elaboração dos Inventários de Gases de Efeito Estufa e do Plano de Ação Climática (PMAMC) e no Programa Cidades Emblemáticas. No âmbito do Congresso, foi realizada uma programação de atividades do Pacto Global de Prefeitos Pelo Clima e a Energia (GCoM). Uma das atividades que contou com a participação da capital baiana foi a Reunião Anual do Fórum de Prefeitos do GCoM para América Latina.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.