Quinta, 25 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agenda Cultural Agenda Cultural:

Exposição gratuita no Instituto Cervantes convida para reflexão sobre relação entre os temas

Abertura aconteceu nesta sexta-feira (14) com uma mesa redonda repleta de arquitetas e pesquisadoras da área

17/06/2024 às 07h30
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

 As relações entre o feminismo e a arquitetura são o tema de uma mesa redonda e da exposição que o Instituto Cervantes Salvador traz para a Bahia a partir desta sexta-feira (14). A exposição "Arquitetura e feminismo: sem começo nem fim" será aberta a partir das 18h, na sede do instituto, com uma mesa redonda repleta de arquitetas renomadas e pesquisadoras sobre o tema. 

O evento, que conta ainda com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, da Prefeitura de Salvador e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Bahia, acontece no auditório do Instituto Cervantes Salvador, na Ladeira da Barra. Participam a arquiteta Celeste Leão e as arquitetas e urbanistas Maiana Ferraro, Bárbara Oliveira, Betth Garcia, Emyle Santos, Marina Brandão, Jussara Prado e Naia Alban. O objetivo da mesa redonda é promover a troca de experiências entre a Espanha e o Brasil, sobre as iniciativas, trabalhos e estudos que estão sendo realizados no campo da arquitetura e do feminismo. 

Já a exposição apresenta diferentes arquitetas, urbanistas e artistas que percorreram um longo caminho para reivindicar espaços feministas em edifícios e nas ruas, dando prioridade a outras formas de construir nosso mundo. São vídeos, maquetes, fotos e instalações artísticas, entre outros, produzidos entre 2007 e 2023. 

A exposição conta com curadoria de Semíramis González, curadora independente e gestora cultural especialista em questões de gênero, que se encarregou de selecionar as obras de várias artistas e coletivos de artistas contemporâneos, destacando a ideia de que a arquitetura e o feminismo são dois eixos para habitar os espaços de forma mais sustentável, igualitária e justa.

"Arquitetura e feminismo: sem começo nem fim" estará em exposição no Instituto Cervantes Salvador até o dia 10 de julho. Em seguida, os trabalhos passam por Belgrado, capital da Sérvia, e retornam ao Brasil para uma residência de dois meses em São Paulo.

 

Exposição "Arquitetura e feminismo: sem começo nem fim"

Onde: Instituto Cervantes Salvador (Av. Sete de Setembro, 2792 - Ladeira da Barra)

Quando: 15/06/2024 a 10/07/2024 (de segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 13h)

Mais informações: Instituto Cervantes Salvador

Entrada gratuita

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.