Quinta, 25 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Saúde #Viva Salvador:

Saúde nos Bairros atende a três localidades a partir da próxima semana

O titular da SMS, Alexandre Reis, destacou a significância do Saúde nos Bairros para a população. “O programa já percorreu mais de 60 bairros da nossa capital e seguimos trabalhando, agora com ação ampliada e beneficiando simultaneamente três localidades, para fortalecer o cuidado integral aos soteropolitanos”, declarou.

15/06/2024 às 12h22
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
O Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou em abril a quantidade de locais com oferta de serviços e segue atendendo à população em três regiões simultaneamente. Neste mês de junho, além da Praça João Amaral, em Amaralina, onde a ação já está acontecendo, o serviço também vai estar presente na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, e no campo de futebol Arena KM 17, em Itapuã, a partir da próxima segunda-feira (17).
 
Moradora da Chapada do Rio Vermelho, dona Cleonice Ribeiro, de 50 anos, foi uma das usuárias que recorreu aos atendimentos do Saúde nos Bairros em Amaralina, na manhã desta sexta-feira (14). O serviço funciona no local desde a última segunda-feira (10) e estará disponível até o próximo sábado (22), funcionando também neste domingo (16).
 
“É ótimo ter esse serviço perto de casa, facilita muito. Vim fazer um exame de mamografia que já tinha anos na regulação e eu não conseguia realizar. A partir disso eu vi que tinham outros serviços e passei também pelo médico clínico e fiz vários outros exames. Está sendo ótimo, não tenho nem o que falar”, contou.
 
A iniciativa segue proporcionando qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a oferta de exames e consultas realizados em unidades móveis, que contam com uma estrutura completa de equipamentos e profissionais capacitados. Os serviços são ofertados através de demanda espontânea, das 7h às 17h de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 7h às 13h, não sendo necessária a marcação prévia. Os interessados devem comparecer ao local munidos do documento de identificação com foto, Cartão do SUS e guia de solicitação nos casos necessários.
 
O titular da SMS, Alexandre Reis, destacou a significância do Saúde nos Bairros para a população. “O programa já percorreu mais de 60 bairros da nossa capital e seguimos trabalhando, agora com ação ampliada e beneficiando simultaneamente três localidades, para fortalecer o cuidado integral aos soteropolitanos”, declarou.
 
Procedimentos – Nas localidades estão sendo oferecidas consultas médicas especializadas, pediatria aos sábados, vacinação, exames laboratoriais, preventivos, serviços de odontologia, agendamentos para raio x, realização de ultrassonografias (USG Abdome total, USG Mama bilateral, USG Tireoide, USG Doppler colorido carótidas, USG Pélvica (ginecológica); Eletrocardiograma (ECG), Ecocardiograma transtorácico e Mamografia bilateral. Para além disso, realiza-se ainda captação de pacientes para cirurgias eletivas.
 
Em pouco mais de um ano, o programa já garantiu mais de 1 milhão de procedimentos aos soteropolitanos, e ainda melhor, com atendimento mais perto das suas residências. “Durante o período de 15 dias, tempo médio em que está ativo em uma determinada localidade, o número de atendimentos é variável entre 10 a 12 mil pacientes”, destacou a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Daniela Alcântara.
 
Programação do Saúde nos Bairros:
 
Distrito: Barra/Rio Vermelho
Data: 10 a 22 de Junho
Local: Praça João Amaral – Amaralina
 
Distrito: Boca do Rio
Data: 17 a 29 de junho
Local: Arena Daniela Mercury – Boca do Rio
 
Distrito: Itapuã
Data: 17 a 29 de junho
Local: Campo de futebol Arena KM 17 – Itapuã
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.