Sexta, 21 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades #Viva Salvador:

Guarda Civil de Salvador promove capacitação para agentes de Lauro de Freitas

Responsável em receber os animais do centro de triagem do Cetas, o veterinário do Inema, Marcos Leônidas, destacou a importância do fortalecimento da rede ambiental composta por órgãos que atuam no segmento.

10/06/2024 às 21h31
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.
A experiência do Grupo Especial de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (Gepa/GCM), que há dez anos atua na proteção e preservação ambiental de Salvador, foi compartilhada com a Guarda Civil de Lauro de Freitas durante o Curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Com duração de uma semana, a capacitação, promovida pela Gepa, foi encerrada com atividade prática envolvendo manejo de animais na última sexta-feira (7), no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Inema, em Pituaçu.
 
A ação foi parte integrante da programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente na capital baiana. "Ficamos muito orgulhosos em saber que o conhecimento e modelo operacional da nossa instituição podem ajudar guardas de várias outras cidades baianas. Já capacitamos agentes de muitos outros municípios e, agora, os nossos irmãos vizinhos de Lauro de Freitas, que com certeza vão aproveitar bastante os ensinamentos adquiridos", pontuou o coordenador do Gepa, Robson Pires.
 
Durante as aulas teóricas, foram abordadas diversas temáticas relacionadas a proteção ambiental, preservação da fauna e flora, além do programa de educação ambiental nas escolas e como se dá o trabalho em conjunto envolvendo os diversos órgãos que compõe a rede de proteção ambiental do estado da Bahia. Atento aos ensinamentos, o comandante da Guarda de Lauro de Freitas, Derival Mercês, comentou sobre a importância do curso para instituição metropolitana, que pretende montar o grupamento ambiental semelhante ao Gepa.
 
"Essa demanda era fundamental para o nosso município que precisa ter guardas especializados na atuação ambiental. Vivemos em uma região que tem enorme incidência de ocorrências com animais. Sabemos o trabalho brilhante que o Gepa faz, por isso, solicitamos essa parceria com a GCM de Salvador que será bastante frutífera para nós", pontuou o comandante.
 
Conteúdo do curso – No decorrer da semana, os guardas receberam aulas das disciplinas de noções de ecologia, sistema nacional de unidades de conservação, o papel da GCM na proteção ambiental, fiscalização ambiental, policiamento ambiental, além de resgate de animais silvestres. "Essa grade inicial é de fundamental importância para que esses agentes possam iniciar a formação de sua unidade e poder trabalhar de forma segura e embasada na legislação ambiental vigente", destacou Pires. A Guarda informa que caso flagre algum animal silvestre, o cidadão deve entrar em contato com a GCM, através do telefone (71) 3202-5312.
 
Responsável em receber os animais do centro de triagem do Cetas, o veterinário do Inema, Marcos Leônidas, destacou a importância do fortalecimento da rede ambiental composta por órgãos que atuam no segmento. "Os animais resgatados chegam aqui em diversas situações que vão desde o sofrimento por estarem no perímetro urbano passando por atropelamento, acidentes e maus tratos. Temos muitos profissionais na ponta que fazem esses resgates. O curso é salutar para unificarmos alguns protocolos a serem seguidos", assinalou.
 
Segundo ele, a maioria dos animais acolhida no local passa pelo atendimento veterinário, recebe os cuidados e tratamentos necessários e após a reabilitação, é devolvida a natureza. "Tiramos do perigo, cuidamos e devolvemos os bichos para seu habitat natural", finalizou Leônidas.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.