Sexta, 21 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Entretenimento Entretenimento:

Na próxima sexta-feira (14), Grupo Botequim convida Samba Duro da Ladeira para Roda de Samba

O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).

10/06/2024 às 18h14
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Próxima sexta-feira (14), vai dar samba junino no Santo Antônio Além do Carmo. Com uma bagagem de 24 anos dedicados ao gênero do samba duro, o Samba Duro da Ladeira (SDL) é o convidado especial da roda do Grupo Botequim, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, a partir das 21h. Em ritmo de São João, a batucada do Botequim se une à percussão dos “sambaduristas” para brindar o público com os cânticos juninos tradicionais, inspirados no movimento denominado Samba Junino. 

O Samba Duro da Ladeira nasceu nas ruas do bairro que leva o nome do Santo Casamenteiro para celebrar as festas juninas. Foi nesse contexto que um grupo de percussionistas, compositores populares, violeiros, e cantadores de rua resolveram se juntar no dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, num arrastão que sai da Ladeira do Boqueirão em direção ao Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Em sua primeira participação no Festival de Samba Junino de Salvador, no bairro do Garcia, o grupo ficou em terceiro lugar, com o hit “Vou meter meu pam pam pam". Atualmente, o SDL conta com uma bateria de 40 percussionistas e três puxadores, e sua diretoria é formada por Negro Léo, Diogo Sampaio, Jorginho 2 Metros e Daniel Pitxanga.

Para o cavaquinista e também um dos fundadores do Grupo Botequim, Roberto Ribeiro, a roda de samba do mês de junho é um convite aos frequentadores para conhecerem esse movimento percussivo e expressão cultural que surge nos terreiros, mas logo toma conta das ruas da cidade. “E o Samba Duro da Ladeira é a representação fiel desse movimento do povo para o povo e que revela que a cultura não morre, ela se transforma para continuar vivendo. A ideia é quebrar tudo com muitas canções populares, cantigas de roda e Samba Junino”. 

 

GRUPO BOTEQUIM – Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim completa em outubro 18 anos de trajetória e carrega a feliz marca de ter sido o responsável pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016) o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.

O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).

 

Roda de Samba do Botequim

Onde: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo

Quando: 14 de junho (sexta-feira)

Horário: 21h

Ingressos: Sympla

Link: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-do-botequim/2477160?share_id=copiarlink&referrer=pida.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.