Sexta, 21 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

São João Agenda Cultural:

Centro de Cultura da Câmara Municipal recebe exposição de figurinos de Quadrilhas Juninas

Arromba Chão, Quadrilha de São João!

09/06/2024 às 18h24
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

O Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador Vereador Manuel Querino será palco da exposição ‘Arromba Chão, Quadrilha de São João!’, que trará ao público da cidade, de 11 a 27 de junho, um acervo histórico de peças de diferentes grupos de quadrilhas juninas de Salvador.Ao todo, oito grupos de quadrilhas juninas participarão da exposição, que exibirá gratuitamente cerca de 20 figurinos que contam a história dos espetáculos juninos ao longo das décadas.

 

“Há um imaginário da Quadrilha enquanto brincadeira de festa junina apenas, ou atividade escolar para comemorar o São João. Entretanto, a manifestação também tem sua vertente ‘estilizada’ com grupos organizados, que constroem verdadeiros espetáculos musicais, englobando várias áreas da arte”, destaca o presidente da Quadrilha Mandacaru, Rubem Braga.“Assim como nas Escolas de Samba, elementos como a dança, música, teatro e indumentária são utilizados como meios de contar essas histórias, o que faz da Quadrilha Junina uma manifestação artística completa”, afirma.

 

Para a coordenadora geral do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas e organizadora da exposição, Soiane Gomes, é preciso reconhecer as quadrilhas juninas do Brasil como espaços de arte, educação, cidadania e memória cultural.

A pesquisa 'Memórias, danças e transformações das quadrilhas juninas de Salvador', publicada em 2021, aponta que a Região Metropolitana de Salvador já teve cerca de 150 quadrilhas juninas em atividade na década de 1980 e que esse número foi reduzido em mais 70% devido à falta de fomento dos gestores públicos. “Por isso as quadrilhas juninas que participam desta Exposição são sobreviventes”, destaca Gomes, autora do estudo.

 

“Expor a memória da quadrilha junina de Salvador é dizer: ‘Temos raízes que nos alimentam e que nos erguem para o alto!’ Uma cidade que assassina os jovens negros da periferia, que abandona escolas, que fecha teatros, que ignora bibliotecas, que exclui cada vez mais as comunidades dos holofotes do carnaval, ainda consegue mobilizar pessoas em torno da manutenção de grupos juninos e isso é uma vitória”, completa.

 

Além da exposição, no dia 27 de junho, Dia Nacional e Municipal do Quadrilheiro Junino, ocorrerá uma mesa de debates com o tema ‘Segmento cultural ou produto turístico? Aspectos relevantes no fomento às Quadrilhas Juninas’. A mesa será mediada por Soiane Gomes e contará com a presença de autoridades e especialistas e artistas do setor.

 

Exposição ‘Arromba Chão, Quadrilha de São João!’, com figurinos históricos de quadrilhas

de São João da Bahia.

Quando: De 11 a 27 de junho

Onde: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador Vereador Manuel Querino - Praça Thomé

de Souza, s/n - Centro

Abertura: Terça-feira, 11 de junho, às 16h

Grupos Participantes: Asa Branca, Buscapé, Capelinha, Forró do ABC, Imperatriz do Forró,

Mandacaru, Mirim Forró do Luar, Mirim Germe da Era.

Contato para mais informações:

- Soiane Gomes, coordenadora geral do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas - (71) 8656-5671 |

salvadorforumquadrilhas@gmail.com

- Rubem Braga, arte educador, professor de teatro e presidente da Quadrilha Mandacaru - (71)

98878-3428 | [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.