Sexta, 21 de Junho de 2024
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Saúde #Viva Salvador:

Prefeitura inaugura Ambulatório Municipal Especializado com capacidade para 47 mil atendimentos por mês

Atendimento - O AME vai ofertar cuidado integral para as doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população, como hipertensão e diabetes. No local, os pacientes vão passar por avaliação para promover um cuidado para evitar consequências graves das doenças. Nos casos de câncer de mama, o equipamento vai ofertar atendimento para buscar o diagnóstico precoce e encaminhar para a rede oncológica.

06/06/2024 às 07h57
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Valter Pontes/ Secom
Reprodução / Imprensa. - Valter Pontes/ Secom
A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta quarta-feira (5) o Ambulatório Municipal Especializado (AME), em Pirajá, com capacidade para realizar cerca de 47 mil atendimentos por mês. O novo equipamento oferece serviço ambulatorial especializado, com oferta de consultas e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico voltados essencialmente às necessidades de saúde de pessoas com diabetes, hipertensão arterial sistêmica e câncer de mama.
 
Serão ofertadas consultas médicas e multidisciplinares nas seguintes especialidades: angiologia, nefrologia, mastologia, cardiologia, endocrinologia, anestesiologia, cirurgia Vascular e oftalmologia, enfermagem, nutrição, farmácia, psicologia e serviço social. O local tem capacidade para realizar, diariamente, 400 exames dos pacientes referenciados. 
 
“No pós-pandemia, a gente sabe que gerou uma demanda reprimida grande de consultas especializadas e exames, que é o que nós vamos oferecer aqui, com a capacidade de 47 mil atendimentos por mês. Temos exames em diversas áreas que estarão disponíveis para a população, com consultas especializadas, com médicos de diversas especialidades, para atender, dar continuidade a um processo que se inicia lá no nosso posto de saúde, quando o médico que está perto da família identifica que o paciente está em um atendimento especializado, ele vai vir para este multicentro ou para um dos nossos outros”, afirmou o prefeito Bruno Reis. 
 
Ele destacou que a Prefeitura conta, agora, com cinco multicentros. “Portanto, é mais uma entrega importante para a gente melhorar ainda mais o atendimento de saúde na cidade e agora, em especial, com a oferta de consultas e exames que a gente sabe que é fundamental para que as pessoas possam ter, além daqueles casos que tenham necessidade de realizar cirurgias, que possam realizar os seus procedimentos, e daqueles que precisam tratar alguma doença que necessite um atendimento especializado”, acrescentou.
 
No AME, poderão ser realizados diversos exames, como eletrocardiograma (ECG), Holter 24 horas, Mapa, teste ergométrico, ultrassonografia geral (USG), ultrassonografia com doppler colorido de vasos, ecocardiografia transtorácica, raios X digital e mamografia digital, além de exames laboratoriais. Está prevista também a oferta de procedimentos de cirurgia em oftalmologia e de nódulo mamário.
 
Atendimento - O AME vai ofertar cuidado integral para as doenças crônicas degenerativas mais frequentes na população, como hipertensão e diabetes. No local, os pacientes vão passar por avaliação para promover um cuidado para evitar consequências graves das doenças. Nos casos de câncer de mama, o equipamento vai ofertar atendimento para buscar o diagnóstico precoce e encaminhar para a rede oncológica. 
 
A estrutura é formada por três alas e um anexo. Na ala A são ofertados os serviços de oftalmologia, nefrologia, endocrinologia e anestesiologia. Na B, de coleta laboratorial, ultrassonografia, ecocardiograma, raio X, mastologia, mamografia e centro cirúrgico. Na C, de mastologia, psicologia, serviço social e recuperação cirúrgica. No anexo, estão os serviços de cardiologia, nutrição, angiologia, ECG, Mapa, Holter, teste ergométrico, curativo e área administrativa. 
 
“Nós temos aqui uma unidade que vai fazer desde biópsia de tireóide com a agulha grossa, que não se faz no SUS há algum tempo pelo valor da tabela, de biópsia de mama, sala de pequenas cirurgias, tomografia, raio X, ultrasom, atendimentos de oftalmológicos, cardiológicos. Aqui também a gente vai ter atendimento com dermatologia, com toda estrutura”, salientou Ana Paula Matos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.