O clima junino está no ar e a Senzala do Barro Preto já começou os preparativos para receber mais uma edição do tradicional Arraiá do bloco afro Ilê Aiyê, no dia 16 de junho (domingo), a partir das 15h. O Arr’Aiyê do mais belo dos belos promete uma super celebração rítmica com o melhor da música popular nordestina, incluindo arrasta-pé, forró, samba, memória, identidade e ancestralidade. Desta vez, a entrada será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será enviado para ajudar o programa Bahia Sem Fome.
Os portões abrirão às 15h e o arrasta-pé vai acontecer por horas a fio, pois música boa e dançante é que não vai faltar para isso. São atrações do Arr’Aiyê a banda Chá de Arueira, o arrastão externo de samba junino do Fogueirão, o grupo Samba Tororó, além, claro, da anfitriã Band’Aiyê que, como de costume, vai animar o ambiente com sua percussão e musicalidade afro. Ao som de instrumentos como sanfona, zabumba, guitarra, bateria, baixo e triângulo, a Chá de Arueira vai trazer seus sucessos já consagrados, do forró pé de serra ao universitário.
Reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, o samba junino estará muito bem representado no arraiá do Ilê. O Fogueirão é conhecido por manter vivo o legado africano na Bahia através da mistura da música percussiva com as manifestações culturais juninas. Já o Samba Tororó participa com seu característico samba duro, gênero de identidade genuinamente soteropolitana.
O projeto é uma realização da Entidade Cultural Ilê Aiyê, em parceria com a ACTOS Comunicação e Caderno 2 Produções, e conta com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), apoio institucional da Prefeitura de Salvador por meio do Procultura, e apoio da ITS Brasil.
Evento: Arr'Aiyê do Ilê
Data: 16 de junho (domingo)
Horário: 15h às 22h
Abertura dos Portões: 15h
Local: Senzala do Barro Preto, Curuzu - Liberdade
Grade de Atrações: Band’Aiyê, Chá de Arueira, Fogueirão e Samba Tororó
Acesso: 1kg de alimento não perecível (entrada permitida até a lotação do espaço)
Realização: Entidade Cultural Ilê Aiyê
Mín. 25° Máx. 27°