Sexta, 21 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Minha Bahia Agenda Cultural:

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com exposição sobre a Baía de Todos os Santos e rodas de conversa

O artista plástico Gilson Cardoso e o Instituto Maré Global promovem mostra de arte-educação e vai receber programação gratuita no Salvador Shopping

05/06/2024 às 04h20
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Nesta quarta-feira, 05 de junho, celebra-se o Dia do Meio Ambiente. Para comemorar a data, o Salvador Shopping vai receber uma programação especial de painéis, rodas de conversas com biólogos e oceanógrafos durante a semana e a exposição de arte-educação “Águas da Baía de Todos os Santos”, do artista plástico Gilson Cardoso, que poderá ser visitada até o dia 30 de junho. A ação tem como objetivo uma reflexão sobre o compromisso com o ambiente marinho, gerando conhecimento sobre a temática. Toda programação é gratuita e vai envolver estudantes de escolas públicas e jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) para participar de diálogos.

 

A exposição "Águas da Baía de Todos os Santos" apresenta a Década do Oceano, um compromisso com a vida marinha, cuja obras foram produzidas com o reaproveitamento de resíduos diversos e utilizam a diversidade de cores nos tons das águas. A mostra faz um alerta sobre a questão ambiental que envolve os resíduos nos oceanos, sobretudo o impacto do descarte inadequado para a biodiversidade marinha. Os visitantes poderão ter contato de forma lúdica com mobiliário, peças e objetos marinhos e entender a necessidade de um novo modo de vida e adoção de novas práticas em benefício da preservação dos ecossistemas. A visitação acontecerá durante o funcionamento do centro de compras, de segunda a sábado, das 9h às 22h; e domingo, das 12h às 21h.

 

Além da exposição, o público vai conferir uma programação temática. De 05 a 07 de junho, das 9h às 17h, o Instituto Mamíferos Aquáticos vai realizar diálogos educativos. No mesmo período, das 10h às 14h, a exposição vai receber crianças de escolas públicas da região para uma roda de conversa sobre os “Impactos dos Resíduos na Biodiversidade Marinha”. No dia 7, às 16h, jovens do IJCPM vão visitar a exposição e, depois, seguem para a sede do Instituto para a roda de diálogo sobre “Arte e Sustentabilidade: é possível fazer a diferença”, com o artista plástico Gilson Cardoso. Nos dias 08 e 09/06, às 15h, serão realizadas outras rodadas de conversa sobre arte e sustentabilidade.

 

A coordenadora de Sustentabilidade do Salvador Shopping, Clezyane Araújo, acredita que a programação permite uma nova visão sobre a temática, uma vez que os materiais utilizados nas obras foram descartados de forma inadequada pela população. “O público vai visitar a exposição e ter acesso a um cenário de experimentação e bate-papo. Nosso objetivo é trabalhar um tema de extrema relevância de forma lúdica, ressaltando a importância da biodiversidade marinha, além de contribuir para a conscientização de cada um e promover mais respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida do planeta”, pontuou.

 

Sobre a data | O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização da conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Exposição “Águas da Baía de Todos os Santos” do artista plástico Gilson Cardoso

Local: Salvador Shopping, piso L2, próximo à Exclusivité Trousseau;

Período: 05 a 30 de junho de 2024;

Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 21h;

Visitação gratuita

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.