Sexta, 21 de Junho de 2024
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Agenda Cultural Agenda Cultural:

Aclamado espetáculo "A LUTA", estrelado por AMAURY LORENZO, chega aos palcos do Teatro Jorge Amado

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla e na bilheteria do teatro.

04/06/2024 às 14h37
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Sérgio Lobato
Reprodução / Imprensa. - Sérgio Lobato

O prestigiado espetáculo "A LUTA", estrelado pelo ator Amaury Lorenzo, indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria de melhor ator, chega a Salvador nos dias 27 e 28 de julho (sábado e domingo), no Teatro Jorge AmadoNo sábado, a apresentação acontece às 20h, e domingo, às 19h. 

Amaury, que também brilhou na TV como Ramiro na novela "Terra e Paixão" da TV Globo, está em cartaz desde setembro de 2022, acumulando êxito tanto na crítica quanto no apoio entusiasmado do público. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla e na bilheteria do teatro.

Com direção de ROSE ABDALLAH e dramaturgia de IVAN JAF, A LUTA é um monólogo teatral baseado na terceira parte do livro Os sertões, de Euclides da Cunha (1866-1909), que transforma o ator em um rapsodo que conta, em uma longa prosa épica, as batalhas ocorridas em Canudos, em 1896, entre os homens e mulheres chefiados por Antônio Conselheiro e as forças militares da República, recém-proclamada no Brasil (1889).

Da mesma maneira que os rapsodos cantavam a Ilíada e a Odisseia de Homero, mantendo essas longas epopeias vivas pela fala e a memória, antes de poderem ser escritas, pode-se imaginar a Guerra de Canudos, segundo a visão de Euclides da Cunha, sendo narrada por um “contador de História” diante de uma plateia. Um só ator, usando a fala e o corpo, conta as sucessivas investidas do exército brasileiro contra o arraial e a reação de seus habitantes.

Nessa terceira e última parte de Os Sertões Euclides criou uma simbologia poderosa, abandonando a linguagem acadêmica para traduzir jornalisticamente uma guerra de ideias: a luta entre as forças republicanas, que traziam a modernidade, contra o obscurantismo religioso, que alicerçava a monarquia; os brasileiros do litoral contra os do interior; as elites contra o povo; a fé contra a razão... para concluirmos que os dois lados acabaram se unindo pela intolerância e a violência.

 

Espetáculo A LUTA

Quando: 27 e 28 de Julho (sábado e domingo)

Horário: Sábado, às 20h e Domingo, às 19h    Local: Teatro Jorge Amado   

Valor: R$120 (inteira) e R$60 (meia)    Vendas: Sympla e Bilheteria do Teatro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.