Quarta, 24 de Julho de 2024
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Agenda Cultural #Viva Salvador:

Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo celebra 430 anos de devoção a Santo Antônio

Novo altar-mor será inaugurado no dia 13 de junho

31/05/2024 às 08h14
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

“Eu vos peço, oh! Antônio, por Vossa Trezena querida, que nos lance a Vossa bênção, durante a nossa vida.” 

Como parte muito importante do São João do Centro Histórico, uma rica programação que começa dia primeiro e vai até o dia 13 de junho marcará a celebração dos 430 anos de devoção a Santo Antônio, na paróquia do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, primeira igreja consagrada ao santo em todo o Brasil. Tudo começa com a tradicional Trezena, e segue com bênçãos, carreata, missas paroquiais, missa de consagração do novo altar, procissão e Trezena Campal. Mas nestes 13 dias de louvação a Santo Antônio a programação acontece também nas ruas do bairro, desde o Carmo até o Largo do Santo Antônio, com shows, exposições, quermesse e feira de artesanato e gastronomia e muita participação da comunidade.

“13 de junho não é somente a festa de Santo Antônio e da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, mas também de um bairro que recebe o nome deste santo querido. Deste modo, o Santo, a Paróquia e o Bairro se tornam uma “coisa só”. Desta mistura encontramos aqui uma tradição religiosa, cultural e histórica sem igual”, declara o pároco Jailson de Jesus.

Em 1648 a comunidade do Santo Antônio foi elevada à condição de paróquia, completando, em 2024, 376 anos de instalação. No entanto, é no ano de 1594, que ela nasceu erguida pelas mãos de Cristóvão de Aguiar Daltro e assim foi fundada, provavelmente, a primeira igreja de Santo Antônio no Brasil. Em junho daquele mesmo ano, na capela primitiva, celebravam-se os primeiros festejos em honra ao santo. “Por isso mesmo, escolhemos como tema para a Trezena deste ano: “Santo Antônio Além do Carmo, minha Paróquia!”, afirma o padre Jailson.

“Não é somente uma data. É celebrar um santo, uma paróquia, um bairro,  celebrar uma história viva que não teve interrupções durante 430 de devoção”, destaca o pároco que acredita que a igreja de Santo Antônio Além do Carmo  é a casa mãe de todas as devoções ao santo existentes no Brasil.  “Esta festa em louvor a Santo Antônio não é só para a comunidade do bairro, mas é uma festa para todo o Brasil, para a história do Brasil, da Bahia, de Salvador”, enfatiza ele.

Novo altar-mor - O ponto alto da celebração dos 430 anos da devoção ao Santo Antônio Além do Carmo será, no dia 13 de junho, às 16h30, a missa de consagração do novo altar da Igreja, com a presença do Cardeal Dom Sérgio da Rocha. Logo em seguida ocorrerá a procissão pelas ruas dos bairros de Santo Antônio e Barbalho e a Trezena Campal. “O novo altar será uma réplica do altar mor do altar original”, informa padre Jailson de Jesus. Este novo conjunto, todo esculpido em cedro, é uma reprodução do original e terá as cores do primeiro altar mor, que teve de ser substituído por estar afetado por cupins.

A celebração aos 430 anos de devoção a Santo Antônio na Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo é uma realização da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, da Paróquia do Santo Antônio Além do Carmo, com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador através da Secult - Secretaria de Cultura e Turismo e da Saltur - Empresa Salvador Turismo, apoio da Amvox, e é uma realização da Sole Produções, em correalização com a ACHE - Associação Centro Histórico Empreendedor.

História da Paróquia - É provável que a igreja primitiva, edificada por Cristóvão de Aguiar Daltro, no ano de 1594, tenha sido aumentada já no início do século XVII, pois consta que, durante a invasão holandesa de 1624, uma ‘igreja’ no local foi ocupada pelos invasores, sendo que o culto só foi restabelecido ali após a batalha ocorrida no ano seguinte, que libertou a cidade.

Na segunda tentativa holandesa de conquistar Salvador – dessa vez, ocorrida em 1638, e comandada desde Pernambuco por Maurício de Nassau, encontramos novamente menções à igreja de Santo Antônio Além do Carmo, mas dessa vez transformada em uma fortificação, pelo que constituiu um baluarte da defesa da cidade, sob os comandos do Conde de Bagnuoli. Após a vitória, o Padre Antônio Vieira utilizou o púlpito desta igreja para pregar o seu sermão “À beira das trincheiras que, por 40 dias, defenderam a cidade contra as tropas de Nassau“.

Dez anos depois (1648), foi criada uma paróquia que ficaria sediada na igreja que hoje existe no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, ocasião em que foi promovida uma reconstrução e ampliação do templo. Em frente a ele, foi edificado um forte, tendo em vista sua posição estratégica para a época.Em algumas das reformas realizadas, o frontão da igreja ganhou um traçado que lembra o estilo piramidal das igrejas da escola franciscana do Nordeste, mais especialmente presente no convento da vila de São Francisco do Paraguaçu.

Mais de um século após a fundação da paróquia, mais precisamente em 1813, uma nova reforma acrescentou modificações na igreja. Foram acrescentadas galerias nas laterais e o interior recebeu altares em estilo neoclássico, provavelmente entalhados por Cipriano Francisco de Souza. E na transição do século XIX para o século XX, foi acrescentada uma pintura de escaiola no interior da igreja, o que lhe deu um visual semelhante ao mármore.

 

Confira a programação da Trezena de Santo Antônio Além do Carmo:

Programação Tema: Santo Antônio Além do Carmo, minha paróquia! 430 anos de devoção

01/06 – Sábado – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade de fé. Bênção dos Pais.

02/06 - Domingo – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade mariana. Bênção das Mães.

03/06 - Segunda-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade de discípulos. Bênção das Crianças.

04/06 - Terça-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade sacramental. Bênção da água.

05/06 - Quarta-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade missionária. Bênção dos noivos e namorados.

06/06 – Quinta-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade praticante da Palavra. Bênção das Chaves.

07/06 - Sexta-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade solidária. Bênção dos avós.

08/06 - Sábado – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade de irmãos. Bênção dos Jovens.

09/06 – Domingo 10h30 – Carreata pelas ruas da paróquia; 19h30 – Trezena; Tema: Paróquia: uma comunidade de peregrinos morando ao lado; Bênção da Família.

10/06 - Segunda-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade geográfica e afetiva. Bênção da enfermos.

11/06 - Terça-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade que vive a unidade. Bênção dos comerciantes e empresas.

12/06 - Quarta-feira – 19h30 Tema: Paróquia: uma comunidade pastoreada por um pároco. Bênção dos artistas.

13/06 – Quinta-feira – Festa de Santo Antônio

06h – Alvorada;

06h30 – Missa Paroquial;

08h – Missa Paroquial;

09h30 – Missa Paroquial;

11h – Missa Paroquial;

16h30 – Missa de consagração do novo altar da Igreja de Santo Antônio com o Cardeal Dom Sérgio da Rocha;

18h – Procissão pelas ruas dos bairros de Santo Antônio e Barbalho;

19h30 – Trezena Campal; Tema: Paróquia: uma comunidade em um barco que leva para o céu; Bênção do pão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.