Quinta, 25 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cultura Agenda Cultural:

Coletivo Liga do Dendê lança Coletânea Contos para Erê no Sábado (18) no MUNCAB

Primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e pesquisadores negras do Brasil

07/05/2024 às 12h36
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

O Coletivo Liga do Dendê lança Coletânea “Contos para Erê”, no sábado (18) às 15h no MUNCAB, localizado na  R. das Vassouras, 25 - Centro Histórico, Salvador - BA.

O  evento de lançamento será gratuito e aberto ao público, com a presença dos autores do coletivo, bate-papo, sessão de autógrafos e intervenções artísticas, realizadas pelos próprios autores e artistas convidados.

A primeira coletânea infantojuvenil negra com escritores e escritoras e pesquisadores e pesquisadoras negras do Brasil, é coordenada por Marcos Cajé, mestre em história da África da diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, pedagogo e consultor literário, Idealizador do termo Literatura afrofantástica. Cássia Valle, atriz, diretora teatral, museóloga e ativista. Paula Brito, professora de artes, artista visual, escritora de literatura infantojuvenil e contadora de história. Denise Ferreira, Mestre em Educação UFAL, Assistente Social no TJBA, autora, palestrante idealizadora do conceito Adoção ético-racial, membro dos grupos de pesquisa:ERÊ/UFBA, AMANDALA/UNILAB e Rede de Pesquisadoras Negras em Infâncias ( IBEJI).

“A maior motivação de criar a nossa liga vem do desejo de expandir o conceito que literatura só está no eixo sul e sudeste, mostrando a potência das narrativas criadas no estado da Bahia e isso eu acredito que podemos fazer com a força do coletivo”, conta Cássia Valle, idealizadora da Liga.

A obra, com escrita coletiva, apresenta o nome de 20 autores. São eles: Paula Brito, Marcos Cajé, Taisa Ferreira, Kalypsa Brito, ⁠Tamires Lima, ⁠Raime Paixão, Cássia Valle, ⁠Luciana Palmeira, ⁠Denise Ferreira, Evelyn Sacramento, Sintia Aquino, Celo Cardoso, Fabiana Rego, Carol Adesewa, Geovania de Jesus, Elisa Oliveira, ⁠Ladjane Sousa, Alan Alves Brito, Helena Nascimento.


Com lançamento independente, o livro custa R$43,00 e estará à venda no local. Os interessados em adquirir com antecedência podem solicitar diretamente no instagram do coletivo: https://www.instagram.com/coletivoligadodende/

“Quando criamos a liga do dendê, pensamos em  fortalecer a literatura preta infantil e dizer que temos um eixo repleto de grandes escritores e escritoras que produzem uma literatura que é revolucionária”, conta Marcos Cajé, idealizador da Liga.

O lançamento é uma iniciativa do Coletivo Baiano de Escritores(as) e Pesquisadores(as) da Liga do Dendê (@coletivoligadodende) para ampliação do acesso e fortalecimento da Literatura Preta Infantojuvenil. Adquirir o livro também é uma ação propositiva de fortalecimento das ações de impacto para a vida de crianças e adolescentes. 

 

Lançamento da Coletânea Contos para Erê
Quando: 18/05/2024
Horário:15h
Local: Museu MUNCAB, localizado na  R. das Vassouras, 25 - Centro Histórico, Salvador - BA.
Quanto: Entrada Gratuita
Livro disponível para ser adquirido no local custa R$43,00

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.