Quinta, 25 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Salvador, BA

Minha Bahia Agenda Cultural:

Goethe-Institut recebe a exposição "Oráculo da Memória" da artista Shai Andrade

Exposição estará aberta para visitação entre os dias 20 de abril e 19 de junho

12/04/2024 às 22h28
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

O Goethe-Institut Salvador-Bahia receberá a exposição "Oráculo da Memória" da artista baiana Shai Andrade. A abertura da mostra está marcada para o dia 19 de abril, às 18h, e ficará disponível para visitação do público na Galeria do Goethe-Institut, situada no Corredor da Vitória, de 20 de abril a 19 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, entrada gratuita. 

"Oráculo da Memória" não apenas revela o passado, mas também tece uma teia de significados e reflexões sobre identidade, espiritualidade e ancestralidade negra. A exposição convida os visitantes a adentrarem no universo de Shai Andrade, onde a artista explora a essência da fotografia ao revelar vozes, significados e conexões. A partir de uma profunda relação com objetos coletados de imaginários familiares, Shai Andrade se dedica a reconstruir os vestígios de sua história ancestral entrelaçada com as vidas das mulheres de sua família.

Nascida em Candeias, Shai Andrade traz em suas obras uma fusão de técnicas que incluem fotografia, vídeo, performance e instalação. "'Oráculo da Memória', mergulha nas histórias familiares e da minha própria jornada, buscando reconstruir conexões perdidas e dar voz aos silêncios do passado.", explica Shai Andrade.

Friederike Moesche, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, destaca a importância desta exposição: "Estamos muito felizes em receber a obra de Shai Andrade em nossa galeria. Sua abordagem única e sensível nos convida a refletir sobre a conexão atemporal da fotografia e seu impacto em nossos corpos e memórias."

Sobre Shai Andrade:

Shai Andrade (Candeias, 1992), vive em Salvador, é artista interdisciplinar formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Suas produções transitam no campo da arte, movimentando e criando narrativas através de sua pesquisa e experiência pessoal envolvendo memórias sensoriais e memórias matriarcais afro-ameríndias. Com o suporte de técnicas como fotografia, vídeo, performance e instalação, Shai, nutrida por uma  cosmopercepção, cria imagens-rituais que abordam a confluência entre espiritualidade, identidade e ancestralidade negra.

Sobre o Goethe-Institut:

O Goethe-Institut é um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Com uma rede de 150 unidades em 98 países de todos os continentes, o Goethe-Institut Salvador-Bahia, criado em 1962, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

 

Exposição: "Oráculo da Memória"

Abertura: 19/04/2024, às 18h

Período da exposição: 20/04/2024 a 19/06/2024

Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Local: Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada: Gratuita

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.