Quinta, 25 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades #Viva Salvador:

Salvamar mantém plantão durante passagem de frente fria em Salvador

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.

12/04/2024 às 21h31
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reprodução / Imprensa. - Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está com um esquema especial de plantão durante a passagem da frente fria em Salvador. De acordo com o coordenador Kailani Dantas, equipes de salva-vidas estão na base, localizada em Patamares, atuando em esquema de ronda, com viaturas nas praias fazendo prevenção junto a pessoas que tentem se aventurar no mar e explicando que este não é um momento propício para o banho.

"A Salvamar não indica o banho de mar nesse período, pois está muito perigoso. Temos equipes rondando as praias, fazendo essa prevenção e, além disso, estamos a postos para apoiar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) em qualquer eventualidade de alagamento na cidade, com embarcação e equipes prontas para qualquer solicitação", disse Dantas.

Nas áreas alagadas, os salva-vidas atuam com a embarcação, adentrando os lugares e ajudando a fazer a retirada das pessoas que estão em situação de risco. “A equipe é especializada e capacitada para estar dando esse apoio, já que fazemos parte do grupo de prevenção de acidentes da Codesal", reforçou o coordenador.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município.

A estrutura é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Em caso de áreas alagadas, o contato deve ser feito com a Codesal, no número gratuito 199.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.