Sexta, 19 de Julho de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Minha Bahia Novidades:

Primeiro ambiente de negócios de audiovisuais para criadores negros acontece em Salvador

Dow patrocina o evento, que vai aproximar produtores e criadores de conteúdos brasileiros dos players e plataformas do segmento

07/04/2024 às 21h09
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

 A 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB), que vai acontecer entre os dias 8 e 27 de abril. O evento, gratuito, tem como tema "Cinemas em Movimento: Memória nas Telas" e terá formato híbrido, combinando exibições online e presenciais com destaque para mais de 60 filmes que abordam a diáspora africana.

Dentro da programação da MIMB, entre os dias 22 e 24 de abril acontece o MERCAMIMB (primeiro ambiente de negócios de audiovisuais promovido em Salvador pela MIMB para realizadores e criadores negros e negras). O objetivo é aproximar produtores independentes e criadores de conteúdos brasileiros dos players e plataformas do segmento, entre eles canais de TV, distribuidoras, programadoras, coprodutoras, investidoras e outros agentes do mercado nacional e internacional.

Convidado internacional – O renomado cineasta, produtor cultural e diretor executivo do DocA – Documentary África, Mohamed Saïd Ouma, desembarca em Salvador para participar da MIMB. Ele foi convidado para ministrar uma masterclass e participar das Rodadas de Negócios do MERCAMIMB, além de assinar a curadoria da Sessão DocA, onde serão exibidos filmes de diferentes países africanos. A vinda de Mohamed Saïd está sendo viabilizada em parceria com a Aliança Francesa Salvador e o Consulado Geral da França no Brasil. O acesso será por inscrição via formulário online, que ainda será divulgado no instagram da MIMB (@oficialmimb) e no site www.mimb.com.br.

O Diretor de Operações para a América Latina e de Operação do complexo industrial de Aratu, Greg Oliveira, comemora a participação da Dow na Mostra: “É uma honra participar de um evento de tamanha importância para o audiovisual e que pode encurtar distâncias entre os produtores de conteúdo com as empresas que podem dar mais visibilidade aos projetos. É nosso papel proporcionar mais oportunidades para as comunidades, assim como ampliar as pautas de inclusão e diversidade”.

A MIMB é coordenada e protagonizada por Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Julia Morais e Tais Amordivino, mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica, desde direção e fotografia até produção executiva e curadoria. O projeto é realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura - Rouanet, com patrocínio da Dow Brasil e realização do Ministério da Cultura e Rosários Produções Artísticas.

 

MIMB – Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (5a edição)

QUANDO? Entre 08 e 27 de abril de 2024

QUANTO? Gratuito.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.