Quarta, 24 de Julho de 2024
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Minha Bahia Novidades:

MIMB realiza 21 dias de imersão no universo de cinemas negros, em Salvador

Mostra itinerante promove mais de 200 horas de atividades entre 8 e 27 de abril, na capital baiana.

06/04/2024 às 11h36
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Em sua 5ª edição, a Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mohamed Bamba (MIMB) irá movimentar a cena cultural, audiovisual, social e educacional com a realização de debates, oficinas, masterclasses, além da exibição de 60 obras de cineasta negras e negros de diversos países. Com atividades totalmente gratuitas, virtual e presencialmente, o festival internacional acontece em Salvador entre os dias 8 e 27 abril. Em edição especial a mostra também marcará presença em São Paulo, com atividades nos dias 4 e 5 de maio. 

Com o tema “Cinema em Movimento: Memória nas Telas”, a MIMB promove e democratiza obras cinematográficas produzidas por realizadoras negras e negros da diáspora Africana. Se firmando como ferramenta de transformação social, educativa e política, a mostra abre espaço para que a capital mais negra do país transforme diversos espaços localizados em bairros populares e periféricos, de forma itinerante, em ambientes de troca de conhecimento, compartilhamento de cultura e ampliação de visibilidade de produções negras no setor audiovisual. 

Jovens, universitários, amantes da sétima arte e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o mercado audiovisual estão entre os participantes das atividades, que também vão contemplar momentos para crianças de 04 a 14 anos. “A MIMB é para todo mundo. Queremos criar uma relação genuína com o nosso público, utilizando o cinema como chave para a transformação. Todas e todos são bem-vindos nas nossas atividades, que são 100% gratuitas”, afirma Daiane Rosário, idealizadora e produtora executiva do festival. Entre os locais destinados a workshops, masterclasses e exibição de filmes estão o Teatro Gregório de Matos, pátio e auditório do Goethe Institut, Sesc Pelourinho, 360 Cajazeiras e o Quilombo Quingoma, na região metropolitana. 

 

PROGRAMAÇÃO:

O evento online acontece de 08 a 16 de abril através de plataformas de salas digitais e no site do festival. Entre os destaques das atividades estão a exibição de filmes nacionais e internacionas selecionados, além do Impulso WAWA ABA e Lab Visão Preta, que vão promover imersão formativa nas dinâmicas audiovisuais para jovens negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+ que desejam iniciar sua carreira profissional na área. Oficinas de pitching, painéis e masterclasses também fazem parte da programação, que conta com Bethania Maia, Danilo Umbelino, Fabiola Silva, Flávia Santana, Larissa Fulana de Tal, Luana Rocha e Marcelo Lima como mentores criativos das atividades. 

Presencialmente, entre 17 e 27 de abril, o festival irá promover rodadas de negociações, exibição de filmes presenciais com rodas de conversas, workshops e painéis. Durante a ‘Sessão Telecine’ o filme ‘Ó paí, ó 2’ ganhará novamente a telinha do cinema, em duas sessões gratuitas. Presença confirmada e muito esperada, o cineasta queniano Mohammed Saïd Ouma ministra a masterclass ‘Cinemas Africanos - O Renascimento?’, no dia 25/04. 

Momentos marcantes e de muita celebração, os eventos oficiais de abertura e encerramento vão contar com sessões de filmes e shows, com apresentações musicais potentes, como Rachel Reis e DJ Nai Kiese (17/04), além da Banda Ifá, com participação de Zé Manoel (27/04). Todas as atividades estão sujeitas à lotação dos espaços e, para alguma delas é necessário retirar o ingresso antecipadamente através da plataforma Sympla. A programação completa das atividades e o link para retirada de ingressos podem ser consultados no site oficial da MIMB www.mimb.com.br .

 

NOVIDADE: 

Em sua primeira edição, o MERCAMIMB - que acontece entre os dias 22 e 24 de abril, no Teatro Gregório de Matos e espacos anexos - vai promover rodadas de negociação, com relação direta de venda, network e desenvolvimento de projetos para até 36 produtores negros, quilombolas e indígenas, previamente selecionados. Serão três dias dedicados à troca de experiência, com  expectativas reais de fechamento de importantes contratos. Os players que vão receber as propostas e negociar a exibição das produções nos canais de TV, produtoras e distribuidoras do mercado nacional e internacional são: Estúdios Globo, ⁠DocA, Globoplay, ⁠Conspiração, ⁠Fistaile, Warner Bros Discovery, Telecine, Canal Curta, Paradiso, Trace, Punk, Dia Lab e Nordeste Lab. Para além da negociação, a oportunidade promove ainda um ambiente de consultoria e ação formativa, que visa ampliar a participação afro-produtiva nesse nicho de mercado. Grande novidade desta edição, o MERCAMIMB tem patrocínio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, através do Programa SalCine e do SEBRAE Nacional. 

MIMB EM NÚMEROS
Em sete anos de festival, a MIMB circulou por 15 bairros de Salvador, com ações culturais e formativas de alcance nacional e internacional. Mais de 30 mil pessoas e 400 filmes fazem parte da história das mostras, realizadas desde o ano de 2018, contando com ações gratuitas e idealizadas por mulheres negras atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva cinematográfica.
Totalmente organizado por mulheres negras de Salvador, atuantes da cadeia produtiva cinematográfica, a mostra de cinema é uma realização via Lei Federal de Incentivo à Cultura - Rouanet, com patrocínio master da Dow Brasil, patrocínio institucional da Prefeitura de Salvador, com  realização da Rosários Produções Artísticas e do Ministério da Cultura. Daiane Rosário, Kinda Rodrigues, Tais Amordivino e Julia Morais, assinam a produção executiva, coordenação institucional e curadoria do festival. 

 

Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (5ª edição)
QUANDO: 08 a 27 de Abril de 2024 (híbrido - Salvador); 04 e 05 de maio (São Paulo)
QUANTO: 100% gratuito
SITE OFICIAL: MIMB.COM.BR
INSTAGRAM: @OFICIALMIMB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.