Quarta, 24 de Julho de 2024
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Minha Bahia Novidades:

Clarindo Silva participará da cerimônia de Lava Pé na Igreja do Bonfim

Clarindo Silva - Jornalista, escritor, poeta, compositor, agitador cultural e uma figura admirada e bem quista por todo mundo, Clarindo Silva acaba também de receber a notícia de que será agraciado em abril com a Medalha do Mérito Cultural, pela Câmara dos Vereadores de Salvador, honraria proposta pelo vereador Edvaldo Brito.

26/03/2024 às 22h15
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

Clarindo Silva recebeu o chamado do padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, para ser um dos cidadãos da cidade do Salvador a ter os pés lavados na cerimônia que acontece na missa das 18h, do dia 28 de março, da Quinta-feira Santa na Igreja do Bonfim. Honrado, Clarindo confessa que sempre achou muito bonita a cerimônia e desde criança desejava participar.

O “Lava Pé” é um ato de passagem cheio de simbolismo, emoção e renovação da fé, que esse ritual possui um contexto bíblico descrito em episódios do Antigo e  do Novo Testamentos. O ritual sobrevive até hoje por causa do Evangelho de João, no  Novo Testamento, mas seu surgimento nada mais é do que um gesto muito mais antigo, antes de Cristo, quando os anfitriões ao receberem um convidado em casa ofereciam uma bacia com água para o hóspede ou visitante lavar os pés. Essa prática indicava aspectos como hospitalidade e agrado à pessoa que o visitava.  

Mas foi em um momento vivido no Novo Testamento que essa prática tomou novos rumos simbólicos. Jesus era considerado o Messias, aquele que ofereceria sua vida em troca do perdão dos pecados das pessoas. Contudo, em sua última noite com os seus discípulos, ele lavou os pés dos seus seguidores, o que quebrou todos os paradigmas acerca da hierarquia entre mestre e servo ou senhor e escravo. Mostra que independente da sua posição social, os humanos são todos iguais, sendo também, pessoas dignas de serem amadas. Então, a prática de lavagem dos pés em um evento da mais pura representação de amor ao próximo, humildade e igualdade entre as pessoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.