Domingo, 21 de Julho de 2024
23°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Agenda Cultural Agenda Cultural:

Shopping Center Lapa promove Caminhada Negra no Centro Histórico de Salvador, em parceria com o Guia Negro

O evento gratuito acontece no dia 25 de novembro e levará o público a percorrer os principais pontos turísticos da cidade com protagonismo negro; para participar interessados devem se inscrever no Sympla

20/11/2023 às 10h14
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.

 No mês da Consciência Negra, o Shopping Center Lapa, em parceria com o Guia Negro, promove no dia 25 de novembro, das 09h30 às 12h, a maior Caminhada Negra de Salvador. O evento faz parte da programação do Novembro Negro do Lapa, que este ano traz o protagonismo da história negra na capital baiana. Para participar, o público precisa se inscrever no site do Sympla, através do link https://www.sympla.com.br/evento/caminhada-negra-salvador/2238258. O ingresso é limitado a 01 por pessoa. 

A Caminhada Negra de Salvador traz a narrativa da experiência turística da cidade, destacando espaços, cultura e personagens importantes da cena afro-brasileira. O ponto de encontro escolhido foi a Praça Visconde de Cairu, localizada no Comércio, na qual está a escultura de Maria Felipa, heroína brasileira que em julho deste ano ganhou um monumento pela sua participação histórica na Independência do Brasil na Bahia. 

0O percurso é conduzido por anfitriões do Guia Negro que trazem as perspectivas culturais e históricas da cidade, passando pelo famoso Restaurante Alaíde do Feijão, a Sede do Olodum, a Casa do Benin, entre outros. Para Guilherme Soares Dias, fundador da plataforma de afroturismo, a Caminhada permitirá que as pessoas mergulhem nas complexidades da história baiana, promovendo uma compreensão mais profunda das lutas e conquistas dos negros no Brasil. “Tão importante quanto os lugares onde passamos, são as narrativas que contamos sobre o legado do nosso povo, cultura, e contribuições na sociedade”, explica.

O tour gratuito promovido pelo Shopping Center Lapa resgata o direito à memória do povo preto, oportunizando baianos e turistas a entrarem em contato com o passado, o presente e o que querem para o futuro sob o ponto de vista da representatividade e do pertencimento. “Queremos que os visitantes venham vivenciar, conhecer e se reconhecer através da arte e da memória do seu povo representada em cada espaço. Será a maior Caminhada Negra de Salvador de todos os tempos. Todas e todos estão podem participar, convida Aline Ferraz, gerente de marketing do Lapa.

 

Novembro Negro o ano inteiro

A Caminhada Negra de Salvador é mais uma das iniciativas contínuas do Shopping Center Lapa no fomento à equidade e valorização da diversidade. Como o primeiro Shopping da capital baiana a receber o selo da Diversidade Étnico-Racial - promovido pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), que reconhece as boas práticas de diversidade e inclusão no ambiente empresarial, o Center Lapa reforça seu compromisso na promoção da igualdade, equidade e valorização da comunidade negra por meio de ações e políticas assíduas durante o ano inteiro.

Alinhado às políticas do Grupo AD Shopping, o Center Lapa vem atuando para transformar o mall em um espaço cada vez mais inclusivo, respeitoso e reflexo da diversidade, desde então, vem atuando em políticas internas a partir do aumento da contratação de profissionais negros em todas as áreas do mall, sendo 64% operacional, 73% supervisão e 25% na gerência; 90% de protagonismo negro em campanhas publicitárias. Além disso,  iniciativas voltadas para a comunidade negra ao longo do ano: Julho das Pretas, Preto Cine, Ações de Conscientização à Anemia Falciforme, entre outras. 

 

Caminhada Negra de Salvador

Local: Praça Visconde de Cairu - Comércio

Dia e horário: 25 de novembro, a partir das 09h30.

Evento gratuito

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.