Domingo, 21 de Julho de 2024
23°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Ação Social Ação Social:

‘maquie&crie’ projeto realiza oficinas gratuitas de maquiagem cênica e figurino em Camaçari

Em Camaçari, o projeto acontece até dezembro e é destinado, sobretudo, aos estudantes de 15 a 18 anos, mas conta com ações para professores e educadores das instituições.

09/11/2023 às 07h54
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa. - Ana Luiza Pio
Reprodução / Imprensa. - Ana Luiza Pio

Depois de alcançar mais de 400 jovens nos estados de Espírito Santo, Paraná e São Paulo, o projeto "maquie&crie" chega agora à Bahia, na cidade de Camaçari. Com a missão de proporcionar qualificação para a entrada no mercado artístico-cultural e o desenvolvimento de trajetórias mais autônomas, o programa oferece oficinas de maquiagem cênica e figurino, juntamente com um ciclo de palestras sobre empreendedorismo, a jovens do Ensino Médio de várias regiões do Brasil.

Em Camaçari, o projeto acontece até dezembro e é destinado, sobretudo, aos estudantes de 15 a 18 anos, mas conta com ações para professores e educadores das instituições.

No total, 150 vagas serão distribuídas na cidade para as seguintes organizações: Associação Comunitária Esperança da Estiva Buris de Abrantes (ACEBA), Associação Paulo Tonucci (APITO) e Escola Creche Comunitária Nossa Senhora de Amparo.  

“O maquie&crie pretende cumprir um papel inspiracional para a carreira de estudantes do Ensino Médio, apontando possíveis caminhos profissionais relacionados ao universo das artes cênicas, da economia criativa, da cultura e do empreendedorismo", explica Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural, produtora responsável pela realização do projeto.

Durante o período formativo do projeto em Camaçari, os responsáveis pelas oficinas serão Marília Ferreira e Roberto Rosa, maquiadores e educadores baianos. Desde o dia 21 de outubro, artistas e empreendedores estão ministrando um ciclo de palestras guiadas pelos temas: “A rotina do profissional de maquiagem”, “Promovendo seus produtos e serviços: como apresentar o seu negócio?” ,“Como transformar ideias em projetos?”, “Você sabe o que é um Backstage?”, “Gestão de carreira - O mercado da maquiagem no Brasil atual”, “Economia Criativa e Contextualização Histórica”, “Aprofundamento ao figurino - Carreira, mercado e oportunidade” e “Empreender na prática - primeiros passos de sua empresa.”

Para aqueles que não são de Camaçari, mas possuem interesse no tema, o projeto disponibilizará videoaulas abertas ao público a partir de novembro no site do maquie&crie e no canal do YouTube da Muda Cultural.

maquie&crie é uma realização da Muda Cultural, com coordenação pedagógica de Tiça Camargo. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário.

 

Maquie&Crie | Camaçari

 

Dias: de 17/10 a 13/12

 

Local: Associação Comunitária Esperança da Estiva Buris de Abrantes - ACEBA: 

Endereço:Rua São Bento, Quadra 3, Lote 13, Vila de Abrantes, Camaçari.

 

Palestras 

 

Dia 21/10 | Das 15h30 às 16h30

“A rotina do profissional de maquiagem” 

 

Dia 14/11 | Das 15h30 às 17h00

“Promovendo seus produtos e serviços: como apresentar o seu negócio? 

 

Dia 05/12 | 15h30 às 17h00 

“Como transformar ideias em projetos? “

 

Local: A Associação Paulo Tonucci - APITO: 

Endereço:  Avenida Concêntrica, nº 2, Alto da Cruz, Camaçari.

 

Palestras

 

Dia 6/11 | 15h30 às 17h00

“Você sabe o que é um Backstage? “

 

Dia 13/11 | 15h00 às 17h00

“Gestão de carreira - O mercado da maquiagem no Brasil Atual”

 

Local: Escola Creche Comunitária Nossa Senhora de Amparo 

Endereço:: R. Jupter, 329 - Gravatá, Camaçari

 

Dia 8/11 | 18h às 19h30

“Economia Criativa e Contextualização Histórica”

 

Dia 22|11 - 18h às 19h30

“Aprofundamento ao figurino - Carreira, mercado e oportunidade” 

 

Dia 6/12 - 18h às 19h30

“Empreender na prática - primeiros passos de sua empresa”

(Para mais informações, acesse: http://maquiecrie.com.br

 


SOBRE A COORDENADORA PEDAGÓGICA

Visagista e caracterizadora atuante há 12 anos no mercado artístico (teatro, TV e cinema), Tiça é especializada na produção de óperas, balés e grandes espetáculos. Desde 2011 atua nas temporadas líricas do Theatro Municipal de São Paulo, onde a partir de 2016 passou a ser visagista residente. Atuou em projetos de cinema como os longas-metragem “Hebe – A Estrela do Brasil” e “Vai Que Dá Certo 2”, dirigidos por Maurício Farias, e “45 do Segundo Tempo”, com direção de Luiz Villaça. No universo da dança, Tiça realizou diversos títulos com o Balé da Cidade de São Paulo.

Atua com treinamento e preparo de jovens da periferia para inseri-los no departamento de visagismo e caracterização nas artes cênicas, bem como treinamento e preparo do elenco artístico através de oficinas e cursos de formação livre de visagismo e maquiagem artística. Atua também na criação, produção e fabricação de adereços, perucas e postiços. Em paralelo, desenvolve o projeto “Naturalização da Beleza”, há seis anos em atividade, que atua como um tratamento terapêutico de beleza, considerando a beleza e seus aspectos num formato holístico e integrativo.

 

SOBRE A MUDA CULTURAL

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por meio das leis de incentivo.

Há mais de 15 anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimento social privado ou na concepção e desenvolvimento de projetos.

Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.