Sexta, 19 de Julho de 2024
24°

Tempo limpo

Salvador, BA

Ação Social FIB 2023:

Festival de Inverno Bahia 2023 bate recorde de iniciativas socioambientais e deixa legado para Vitória da Conquista

Presente nos maiores eventos de música do Brasil, o tema sustentabilidade na prática já é recorrente nas edições do FIB e, este ano, teve grande destaque em meio a outros números

09/09/2023 às 17h18
Por: Miquel Souzza Fonte: Assessoria de Comunicação.
Compartilhe:
Reprodução / Imprensa.
Reprodução / Imprensa.
A 17ª edição do Festival de Inverno Bahia movimentou a economia e possibilitou a geração de 5000 empregos diretos ou indiretos em Vitória da Conquista. A montagem dos equipamentos e estruturas no Parque Teopompo de Almeida começou um mês antes do evento e multiplicou a circulação de pessoas, insumos, matérias-primas e veículos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, o evento acaba impulsionando a economia da região. “Mais que um evento musical, o FIB é uma verdadeira roda da economia regional - hotéis, restaurantes, bares, agências de viagens e, em especial, o comércio, que teve um incremento de 20% em suas atividades neste ano no período de realização do festival”. 
Além disso, durante os três dias de FIB, o parque recebeu mais de 60 mil visitantes, que curtiram 35 horas de shows, com 28 atrações ao todo, e consumiram bebidas e comidas, receberam brindes físicos, participaram de grandes ativações e contaram com excelentes espaços instagramáveis e de conforto. 
Toda essa movimentação provocaria grandes impactos socioambientais caso não houvessem atividades e investimentos pensados para esse fim. Prática já recorrente nas edições do FIB, as ações sustentáveis reverberam para além do festejo e seguem sendo comemorados, praticados e ampliados na comunidade local como legado do Festival de Inverno Bahia.
 

Operacionalização das ações sustentáveis:

Este ano, com o Grupo Chiacchio, patrocinador Sustentável, a empresa ZAB, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o Grupo Frigosol, parceiros do evento, fizeram com que as ações fossem ampliadas e tivessem resultados inéditos.
Ao todo, foram entregues 60 toneladas de adubo orgânico estabilizado a oito comunidades quilombolas da região – Quilombos Velame, Lamarão, Baixa Seca, Oiteiro Baixão do Malhada, Laranjeiras, São Joaquim de Paulo e Furadinho – e a quatro hortas comunitárias do município, contemplando pequenos produtores e a agricultura familiar.
Nesse período, todo o resíduo orgânico do festival foi processado por meio de biodigestores e o esse adubo proporcionará aumento na qualidade e produtividade das produções agrícolas. Vitória da Conquista é uma das cidades com maior número de comunidades descendentes de quilombos e trazê-las para o diálogo e contexto de benefícios do festival é muito simbólico. 
Como parte importante das iniciativas do evento, e de maneira ativa, os associados ao Programa Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública do Estado, também foram beneficiados. Nos três dias do evento 17ª edição do festival, foram coletadas 5,9 toneladas de resíduos sólidos, incluindo vidro, além de plástico e alumínio, quantidade superior ao ano passado que foi 3,3 toneladas. Participaram da iniciativa 38 catadores e catadoras.
“O FIB sempre acolheu os catadores acompanhados pelo programa e este ano demonstrou que tem potencial para ser referência nacional em adequada gestão socioambiental de resíduos gerados em grandes eventos”, afirmou a defensora pública Dra. Kaliany Gonzaga da 2ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, responsável pelo projeto. 
Posteriormente ao evento, essa equipe foi conduzida à fábrica do Grupo Chiacchio onde puderam ver, na prática, como é o processo de reciclagem do plástico após chegarem na indústria; etapa essa que não costuma ser conhecida por eles. Na visita, também estavam presentes os moradores das comunidades quilombolas contemplados com a doação do adubo orgânico.
No mesmo período, foi realizada na fábrica da ZAB uma oficina de sabão em barra e em pasta utilizando resíduos de óleo de cozinha. Os especialistas da empresa se dedicaram a ensinar tanto a parte teórica quanto a prática. Nessa atividade, os participantes puderam conhecer os processos e cuidados necessários para essa fabricação, além de aprenderem sobre o descarte correto do óleo.
O acompanhamento e operacionalização dessas atividades ficou à cargo do projeto Seu Evento Sustentável, empresa de curadoria de iniciativas sustentáveis em festivais por todo o país.
 
Segurança garantida:
A participação efetiva da PM no evento, por exemplo, é uma iniciativa de excelência nesse sentido em todas as edições; nesta 17ª edição, ao longo dos dias de evento, mais de 300 policiais militares foram escalados diariamente, nas proximidades e no interior do parque, e contaram também com dispositivos de reconhecimento facial.
Além desses profissionais, 60 viaturas reforçaram a segurança de Vitória da Conquista. Em conjunto com as demais forças de segurança - Polícia Civil, Polícia Técnica, Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) e Guarda Municipal - nenhum incidente significativo foi registrado na ocasião.
A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste. 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Festival de Inverno Bahia
Festival de Inverno Bahia
Sobre Festival de Inverno Bahia (também conhecido como FIB) é um evento musical brasileiro que ocorre anualmente em Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, no Parque de Exposições. Realizado pela primeira vez em 2005, o festival é produzido pela Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste, afiliada à TV Globo. É uma versão de inverno do Festival de Verão Salvador.
Salvador, BA Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 25°

Sáb 25°C 24°C
Dom 24°C 23°C
Seg 25°C 23°C
Ter 25°C 23°C
Qua 24°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes