Quinta, 25 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Salvador, BA

Agricultura Bahia

Encontro Estadual reúne cooperativas da agricultura familiar da Bahia

Estão reunidas cooperativas de toda a Bahia em busca de ações que promovam a dinamização e organização do cooperativismo, tanto na gestão quanto na...

27/07/2023 às 19h20
Por: Miquel Souzza Fonte: Secom Bahia
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Encontro Estadual das Cooperativas da Bahia da Agricultura Familiar e Economia Solidária teve início nesta quinta-feira (27), em Feira de Santana. Com o tema Compartilhando e Planejando Serviços Estratégicos para o Fortalecimento do Cooperativismo, a programação segue até esta sexta-feira (28). O evento, realizado pela União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estão reunidas cooperativas de toda a Bahia em busca de ações que promovam a dinamização e organização do cooperativismo, tanto na gestão quanto na comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que o evento foi oportuno por acontecer logo após o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. “A Unicafes está realizando o encontro estadual, após o anúncio do Plano Safra, onde apresentamos para a sociedade baiana nossa estratégia para os investimentos na Agricultura Familiar. São R$ 3 bilhões de reais em investimentos para o setor entre 2023 e 2026, que serão aplicados em iniciativas estruturantes, passando sobretudo pelo cooperativismo”.

Entre os temas discutidos estão o fortalecimento das cooperativas agrícolas com o acesso ao crédito, apoio na gestão, capacitação técnica e comercialização dos produtos, além de ações para fomentar o segmento no estado.

O presidente da Unicafes, Icaro Rennê, explicou que foi um momento de apresentar às cooperativas as ações da instituição. “Temos diversas ações para apoiar a dinamização e organização das nossas cooperativas. Queremos fortalecer o cooperativismo, seja na gestão ou na distribuição dos produtos, para aumentar a renda das cooperativas e, consequentemente, dos agricultores familiares da nossa base”.

Fonte: Ascom/CAR

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.